Apesar do lucro da Cedae triplicar, as reclamações dos serviços prestados não param de crescer. Em junho de 2018, as queixas chegavam a 7.136. Em abril deste ano, explodiram para 30.783. Visando exigir uma melhora dos serviços prestados, a Prefeitura do Rio entrou com uma ação contra a Companhia.
Entre as exigências, a obrigação da Cedae realizar toda a manutenção de galerias de águas pluviais que transportam esgoto, enquanto a companhia for responsável pelo serviço, no prazo máximo de 60 dias, sob pena de multa diária.
Outro objetivo é destinar 7,5% da receita mensal bruta obtida pela Cedae na capital para a administração municipal, como ocorre em outros estados do país. Além disso, a Prefeitura pleitea que a receita do serviço de saneamento seja direcionada, exclusivamente, para investimentos locais, enquanto não alcançadas todas as metas de cobertura e tratamento. E ainda, o município quer licitar a operação do serviço de esgotamento sanitário por bacia hidrográfica, no prazo de 180 dias.