Jornal Povo

CGE RJ assina acordo de cooperação com Disque Denúncia

A Controladoria Geral do Estado (CGE RJ) assinou, nesta terça-feira, um acordo de cooperação com o Disque Denúncia. O documento vai oficializar a parceria das duas instituições no projeto Disque Rio Contra a Corrupção, serviço telefônico da controladoria para receber denúncias de irregularidades envolvendo agentes públicos estaduais. 

Com a assinatura, o Disque Denúncia passa a encaminhar para a CGE RJ informações sobre eventuais atos que prejudiquem os cofres do Estado. 

“Essa cooperação vai ser muito importante. Construir um Rio de Janeiro mais íntegro é uma missão que requer empenho da CGE-RJ, mas também apoio de parceiros, como o Disque Denúncia”, ressaltou o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa.

Segundo o coordenador do Disque Denúncia, Zeca Borges, o maior beneficiado com a parceria entre os dois órgãos será o cidadão fluminense.

“Já recebemos denúncias sobre desvios de conduta de agentes do Estado, que podem interessar à controladoria, assim como eles também têm informações que podem dar mais efetividade ao nosso trabalho”, explicou Zeca Borges. 

O Disque Denúncia, junto com a Polícia Militar, foi um importante parceiro para a implantação do Disque Rio Contra a Corrupção, atuando no treinamento dos atendentes e na implantação do protocolo de atendimento. Desde a sua inauguração, no dia 9 de abril, o serviço já recebeu 340 ligações, sendo que 50 apontaram indícios de corrupção e serão encaminhadas para os órgãos responsáveis. 

“O acordo entre o Disque Denúncia e a CGE RJ vai fortalecer a proposta do Disque Rio Contra a Corrupção, que é dar ao cidadão a oportunidade de contribuir com o Estado no combate à corrupção”, destacou Magno Tarcísio de Sá, ouvidor-geral do Estado.