Jornal Povo

Histórias de amor e o culto aos Òrìṣàs

Foto: Roger Cipó

Hoje comemoramos o dia dos namorados. Data que simboliza mundialmente o amor entre os casais. Assim é conhecido o 12 de junho.

No Candomblé e na Umbanda não existe uma data específica para expressar esse sentimento, mas não faltam Ìtàns (histórias religiosas) que falem sobre a importância do amor.

Dentro os Òrìṣàs, Ṣàngó foi o mais amado. Cercado pelas belas Ìyábas Oṣun, Oya e Ọba. Histórias variadas são contadas pelos mais velhos para nos trazer à realidade de alguns encontros de energias. 

A água de Oṣun que vive em constante contato com as pedras de seu amado. O vento avassalador de Oya que espalha e aumenta o fogo do grande Rei e o fascínio de Ọba por Ṣàngó que, mesmo vendo as matas sendo queimadas pela fúria de seu grande amor, não deixou de se sacrificar pelo mesmo.

Na Umbanda temos diversos e divertidos contos do idolatrado Tranca Rua, que é alvo da paixão de muitas Pombagiras (Maria Mulambo, Maria Padilha, Etc). 

Nós humanos revivemos essas e várias outras histórias todos os dias, pois nosso caminhar está ligado diretamente a nossa ancestralidade e ela se faz presente em todos os campos de nossa vida.

Que possamos ser mais amor. Assim poderemos desfrutar das maravilhas da vida, da natureza e de nossa fé.

Muito àṣẹ e ótimo dia dos namorados!!!

Contato Bàbá Joaquim D’Ògún

(21) 96991-4004

instagram.com/mejiomiodara 

facebook.com/mejiomiodara 

[email protected]

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.