Jornal Povo

Roubo de veículos tem queda de 58% no município de Mesquita

O roubo de veículos no município de Mesquita despencou 24,6% em maio, em comparação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, no entanto, essa queda já alcança 58%, considerando o período entre janeiro e abril de 2019, em relação aos quatro primeiros meses de 2018. Foram 133 casos, enquanto no mesmo período do ano passado foram observados 320. Este é o menor acumulado desde 2014.

Também tiveram os índices reduzidos os casos de roubos de celulares, furtos a transeuntes e roubos em transportes coletivos. Os números são frutos das ações do 20º Batalhão da Polícia Militar e dos agentes da 53ª Delegacia de Polícia, em conjunto com a Guarda Civil Municipal de Mesquita e a equipe de Transportes e Trânsito do município.

De acordo com as estatísticas de delitos praticados nos meses de abril e maio deste ano, comparados com o mesmo período no ano passado, a queda mais expressiva foi a de redução de roubos de veículos. Houve retração de 69,5% e 24,6%, respectivamente, conforme dados apresentados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e as forças conveniadas com a prefeitura de Mesquita. O furto a transeuntes caiu 55% em maio, e o roubo, 7,8%. Já o roubo de celular na região que teve aumento de 25% em abril e caiu 9% em maio. O roubo em transportes coletivos, que teve aumento de 19% em abril, despencou 42% em maio. Entretanto, o furto de veículos, que estava em queda, com -11.7% em abril, subiu 33,3% em maio – de 12 para 16 registros.

Na avaliação do diretor de Inteligência da Guarda Municipal, Kleildo Nascimento Conceição, a redução dos índices de criminalidade em Mesquita está sendo alcançada de forma gradual, a partir da integração de dados estatísticos do portal ISP/Cidades, obtido através do convênio firmado em 11 de abril de 2018 entre o governo Jorge Miranda e o Instituto de Segurança Pública (ISP). Em função desse convênio, é feito o mapeamento da mancha criminal – a área onde se registra maior índice de delitos. Com esses dados, se direciona o objetivo, destinando viaturas da Guarda Municipal para regiões de maior incidência criminal. “Isso é feito de forma isolada pela Guarda, através de rondas ostensivas, ou de forma conjunta, em ações repressivas integradas com as forças de segurança estaduais (20º Batalhão e 53ª DP)“, explica Kleildo.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.