Jornal Povo

Guarda Municipal apreende 19 barcos em praias da Ilha do Governador e da Zona Sul

A Guarda Municipal do Rio apreendeu, nesta terça e quarta-feira, 19 barcos em operação realizada nas praias da Freguesia, na Ilha do Governador, e da Urca e Vermelha, na Zona Sul. 
Somente nesta quarta-feira, foram apreendidos oito barcos durante a ação, que envolveu cerca de 40 guardas municipais dos grupamentos especiais de Praia, Tático Móvel e de Motociclistas, que são ligados à Coordenadoria de Operações Especiais.
Na terça-feira, a ação aconteceu de madrugada nas praias Vermelha e da Urca e resultou na apreensão de 11 embarcações. As ações estão sendo realizadas com base no código de posturas municipais e nas normas da autoridade marítima para amadores, embarcações de esporte ou recreio e para cadastramento e funcionamento das marinas, clubes e entidades desportivas náuticas da Marinha do Brasil, que proíbe o tráfego e fundeio de embarcações em áreas adjacentes às praias, reservadas especialmente para os banhistas.
O objetivo é coibir a ocupação irregular da faixa de areia por embarcações particulares. A ação foi planejada a partir de monitoramento feito pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que vinha recebendo diversas reclamações e denúncias da população.
De janeiro a maio deste ano, o Grupamento Especial de Praia, registrou 105 ocorrências com prisão e apreensão de adolescentes por crimes como furto, roubo, tráfico de drogas, entre outros. Também foram registradas a apreensão de 73 armas brancas. Os agentes também registraram 1.662 abordagens para retirada de animais da areia da praia. Foram registrados 196 abordagens para coibir a prática de esportes em horário e local proibido e foram retirados 596 acampamentos. Os guardas ainda ajudaram 109 crianças que se perderam nas praias a reencontrarem os responsáveis.