Jornal Povo

Roda-gigante da Zona Portuária ganhará os primeiros contornos na próxima semana

À espera de desfrutar a paisagem da cidade por outro ponto de vista, pedestres que passam pela Via Binário já avistam a estrutura, que se tornará uma roda-gigante, totalmente erguida. As obras estão na fase de nivelamento das bases, e a próxima etapa será a montagem dos eixos. Segundo a equipe responsável pelo projeto, da JL Construção e Montagens, construtora que executa a planta, os primeiros contornos da roda de 88 metros de altura poderão ser observados a partir da próxima semana. No momento, 220 toneladas de viga estão dispostas no terreno de obras e cerca de cem funcionários trabalham no projeto, que deve ser entregue na primeira quinzena de novembro.

Ocupando uma área total de 2.530 m², o esboço da atração contará com uma loja de brindes temáticos, uma cafeteria e a estrutura operacional, o que vai gerar 70 novos empregos diretos na região.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Antonio Carlos Mendes Barbosa, conta que, seguindo o exemplo do AquaRio, a roda-gigante servirá como âncora para investimentos em comércio local.

A ocupação dessa área estava muito concentrada na praça Mauá até as Olimpíadas de 2016. Agora queremos expandir e já estamos chegando na metade do caminho entre a praça e a Rodoviária. Para isso, precisamos de investimentos, e as empresas estão chegando. Nessa área, você tá começando a ocupar os imóveis comerciais que estavam vazios desde novembro de 2016. Ou seja, nós estamos recuperando. Mas nosso foco agora é construir imóveis para a habitação — afirma Barbosa.

De acordo com o presidente da companhia, o foco agora é atrair investimentos para habitação da região. Ele conta que alguns empresários já estudam oportunidades para iniciar projetos voltados à moradia, mas, segundo ele, o plano depende da iniciativa privada.

“Queremos trazer gente para morar e não fazer da Zona Portuária uma área de 12 horas. Onde as pessoas vêm, trabalham, mas moram em outros locais. A nosso favor, aqui tem uma mobilidade urbana muito grande com o VLT”, disse Barbosa.

Ronaldo Costa Beber, representante da ARC Big Eye, empresa que venceu a licitação aberta pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), espera que a nova atração possa receber até 20 mil pessoas por dia. Segundo ele, os ingressos não devem passar de R$ 50.

Batizada provisoriamente de ‘Rio Star’, a roda-gigante vai ter 54 cabines climatizadas, com capacidade para oito passageiros.