Jornal Povo

Roda-gigante da Zona Portuária ganhará os primeiros contornos na próxima semana

À espera de desfrutar a paisagem da cidade por outro ponto de vista, pedestres que passam pela Via Binário já avistam a estrutura, que se tornará uma roda-gigante, totalmente erguida. As obras estão na fase de nivelamento das bases, e a próxima etapa será a montagem dos eixos. Segundo a equipe responsável pelo projeto, da JL Construção e Montagens, construtora que executa a planta, os primeiros contornos da roda de 88 metros de altura poderão ser observados a partir da próxima semana. No momento, 220 toneladas de viga estão dispostas no terreno de obras e cerca de cem funcionários trabalham no projeto, que deve ser entregue na primeira quinzena de novembro.

Ocupando uma área total de 2.530 m², o esboço da atração contará com uma loja de brindes temáticos, uma cafeteria e a estrutura operacional, o que vai gerar 70 novos empregos diretos na região.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Antonio Carlos Mendes Barbosa, conta que, seguindo o exemplo do AquaRio, a roda-gigante servirá como âncora para investimentos em comércio local.

A ocupação dessa área estava muito concentrada na praça Mauá até as Olimpíadas de 2016. Agora queremos expandir e já estamos chegando na metade do caminho entre a praça e a Rodoviária. Para isso, precisamos de investimentos, e as empresas estão chegando. Nessa área, você tá começando a ocupar os imóveis comerciais que estavam vazios desde novembro de 2016. Ou seja, nós estamos recuperando. Mas nosso foco agora é construir imóveis para a habitação — afirma Barbosa.

De acordo com o presidente da companhia, o foco agora é atrair investimentos para habitação da região. Ele conta que alguns empresários já estudam oportunidades para iniciar projetos voltados à moradia, mas, segundo ele, o plano depende da iniciativa privada.

“Queremos trazer gente para morar e não fazer da Zona Portuária uma área de 12 horas. Onde as pessoas vêm, trabalham, mas moram em outros locais. A nosso favor, aqui tem uma mobilidade urbana muito grande com o VLT”, disse Barbosa.

Ronaldo Costa Beber, representante da ARC Big Eye, empresa que venceu a licitação aberta pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), espera que a nova atração possa receber até 20 mil pessoas por dia. Segundo ele, os ingressos não devem passar de R$ 50.

Batizada provisoriamente de ‘Rio Star’, a roda-gigante vai ter 54 cabines climatizadas, com capacidade para oito passageiros.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.