Jornal Povo

Alerj empurra para o próximo semestre votação de lista de presença de deputados

Depois de ir ao plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) por três vezes e sair de pauta, a proposta que cria mais transparência na Casa só será votada no semestre que vem. A próxima semana já está tomada pela análise de vetos do governador Wilson Witzel, e o projeto de resolução — de autoria de Eliomar Coelho (Psol) — para que seja divulgada lista de presença de deputados não está pautado. 
Além disso, à Coluna, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), confirmou que a análise do texto só ficará para o próximo semestre. 
O projeto prevê a publicação, no site da Alerj, dessa lista, com as respectivas justificativas de parlamentares faltosos. Além disso, uma emenda ao projeto, apresentada pelo deputado Alexandre Freitas (Novo), pede a abertura dos dados de gabinetes.
Esse aditivo propõe a divulgação dos nomes de assessores designados por cada parlamentar, bem como seus cargos. 
Manobras
Na primeira vez que o projeto de resolução foi ao plenário, em 2 de maio, a votação só foi adiada devido à apresentação da emenda.
Vinte dias depois, o texto foi pautado. Mas uma manobra impediu que fosse analisado: deputados pediram a verificação de quórum, e quando há menos de 36 presentes no plenário, não podem ser votados projetos. 
Em 5 de junho, a proposta voltou à discussão, mas o mesmo recurso foi utilizado pelos deputados.
Nos bastidores do Palácio Tiradentes, diz-se que o maior incômodo não é pelo projeto, mas sim pela emenda.