Vantoil Martins, prefeito eleito em Iguaba Grande (RJ) | Foto: Reprodução.
Cerca de 5.100 eleitores elegeram nesse domingo (2) Vantoil Medeiros Martins novo prefeito da cidade de Iguaba Grande, na Região dos Lagos fluminense. Eleitos pela coligação Avança Iguaba Grande (PPS/PSB), ele e seu vice, Alexandre Carvalho, serão diplomados no dia 24 de junho.
Ao todo, cinco chapas concorreram nas eleições realizadas ontem. Como foi eleito em pleito suplementar, o mandato de Vantoil só vai até 31 de dezembro de 2020. Seu sucessor deverá ser escolhido nas eleições municipais de 2020 e assumir em 1º de janeiro de 2021.
ENTENDA A ELEIÇÃO
Iguaba Grande teve eleição suplementar em função da cassação do mandato da Prefeita Ana Grasiella Magalhães (PP) e do vice Leandro Coutinho (MDB). Eles foram eleitos em 2016, quando disputaram a eleição com registro subjudice.
A prefeita era nora do antecessor Oscar Magalhães, que renunciou o cargo em 2012, para permitir a candidatura de Grasiella.
O TRE-RJ entendeu que a eleição configurava o exercício de terceiro mandato consecutivo na chefia do Executivo municipal pelo mesmo grupo familiar. O terceiro mandato por pessoas da mesma família é vedado pela legislação eleitoral, mas ainda assim, ela conseguiu disputar a eleição e ser empossada por meio de recursos judiciais.
RESULTADO DA ELEIÇÃO
Vantoil Medeiros Martins – 5.118 votos
Washington Tahim (PSL) – 3.188 votos
Rodolfinho Pedrosa (PR) – 2.842 votos
Miqueias Gomes (MDB) – 2.675 votos
Jeffinho (PTC) – 502 votos