Segundo levantamento do próprio governo municipal, há vinte viadutos que demandam reparo na cidade e, desses, a maioria prescinde de recuperação estrutural. Passarelas e pontes encontram-se na mesma situação. Diante disso, a CPI pretende esclarecer o estado de cerca de mil viadutos e pontes da capital. Na vistoria, os peritos da CET-Rio e da Geo-Rio estarão presentes para garantir segurança aos fiscalizadores. Integrantes do Clube de Engenharia, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ) e do Sindicato dos Engenheiros (Senge-RJ) também comparecerão ao local.
Um estudo produzido para a CPI revela que o Rio de Janeiro possui um sistema viário com 22.990 km de túneis, logo, 1 Km para cada 275.034 habitantes. Na Região Metropolitana, os vereadores calcularam 24,070 Km de túneis, cuja proporção equivale a 1 km para cada 486.548 habitantes.
Os motoristas que trafegam pelo Paulo de Frontin – onde em 1971 um trecho de 50 metros desabou, matando 20 pessoas e ferindo 18 – fazem denúncias frequentes a respeito de problemas estruturais. “Diante disso, solicitei uma vistoria acompanhado de peritos e técnicos nos túneis, viadutos e passarelas citados, com necessidades mais urgentes. Temos que cobrar da prefeitura do Rio, afinal são preocupantes as informações sobre o esvaziamento tanto orçamentário como de quadro pessoal e material dos órgãos responsáveis por vistorias e análises, que nos alertam para o risco imposto a milhões de moradores e turistas do mundo inteiro”, conclui o petista.