Jornal Povo

CPI do Túnel Acústico fará vistoria no local do desabamento

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as causas do desabamento de uma estrutura do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, na Gávea, ocorrido no dia 17 de maio, fará nesta terça-feira, às 10h30, uma vistoria no trecho sentido Barra da Tijuca. Criada na Câmara Municipal de Vereadores, de autoria do vereador Reimont Otoni (PT), a comissão pretende averiguar, em breve, as condições de conservação dos túneis Rebouças, Santa Bárbara, Noel Rosa, Zuzu Angel, bem como a Ciclovia Tim Maia. “Os cariocas estão em risco e a manutenção é a única forma de se evitar acidentes”, afirma o vereador Paulo Pinheiro, membro titular da comissão. De acordo com Reimont, o relatório final da vistoria será enviado para a prefeitura como forma de pressão política para que medidas urgentes sejam tomadas.

Segundo levantamento do próprio governo municipal, há vinte viadutos que demandam reparo na cidade e, desses, a maioria prescinde de recuperação estrutural. Passarelas e pontes encontram-se na mesma situação. Diante disso, a CPI pretende esclarecer o estado de cerca de mil viadutos e pontes da capital. Na vistoria, os peritos da CET-Rio e da Geo-Rio estarão presentes para garantir segurança aos fiscalizadores. Integrantes do Clube de Engenharia, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ) e do Sindicato dos Engenheiros (Senge-RJ) também comparecerão ao local.

De acordo com Reimont, o desabamento ocorrido durante forte chuva que atingiu a cidade ultrapassa a questão climática, uma vez que poderia ter ocorrido em qualquer outro momento. “A reação da prefeitura foi anunciar a reforma dos cinco grandes túneis (Rebouças, Santa Bárbara, Noel Rosa, Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas), mas os editais foram cancelados. Apesar da autorização para licitar obras em R$ 325 milhões tenha sido publicada em 2018, o valor foi reduzido para menos da metade e o processo foi paralisado”, explica o parlamentar que lidera a CPI.

Um estudo produzido para a CPI revela que o Rio de Janeiro possui um sistema viário com 22.990 km de túneis, logo, 1 Km para cada 275.034 habitantes. Na Região Metropolitana, os vereadores calcularam 24,070 Km de túneis, cuja proporção equivale a 1 km para cada 486.548 habitantes.

Os motoristas que trafegam pelo  Paulo de Frontin – onde em 1971 um trecho de 50 metros desabou, matando 20 pessoas e ferindo 18 – fazem denúncias frequentes a respeito de problemas estruturais. “Diante disso, solicitei uma vistoria acompanhado de peritos e técnicos nos túneis, viadutos e passarelas citados, com necessidades mais urgentes. Temos que cobrar da prefeitura do Rio, afinal são preocupantes as informações sobre o esvaziamento tanto orçamentário como de quadro pessoal e material dos órgãos responsáveis por vistorias e análises, que nos alertam para o risco imposto a milhões de moradores e turistas do mundo inteiro”, conclui o petista.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.