Jornal Povo

Brasil enfrentará o Paraguai nas quartas de final da Copa América

O empate em 1 a 1 entre Equador e Japão, nesta segunda-feira, definiu o adversário da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa América. O Brasil enfrentará o Paraguai, quinta-feira, na Arena do Grêmio, na primeira fase do mata-mata do torneio. Havia expectativa de que o time de Tite cruzasse com os japoneses, que foram eliminados da competição após o resultado no Mineirão. 

Os paraguaios avançaram na terceira posição do Grupo B, com dois pontos somados. Na fase de grupos, tiveram dois empates e uma derrota, no último domingo, para os reservas da Colômbia. Como a pontuação de Japão e Paraguai foi a mesma, a classificação sul-americana foi definida pelo saldo de gols. Enquanto os paraguaios têm saldo de um gol negativo, os asiáticos voltaram para casa com um escore de menos quatro gols.

Dos oito classificados, o Paraguai é a seleção que mais oscilou nesta Copa América. Na estreia, chegou a abrir 2 a 0 contra o Catar, mas caiu de produção na segunda etapa e cedeu o empate nos minutos finais. Na segunda rodada, enfrentou a Argentina e chegou a sair na frente, mas viu Lionel Messi empatar em cobrança de pênalti. A vitória ainda poderia ter vindo, não fosse a penalidade desperdiçada por Derlis González, que parou em Armani e viu o jogo terminar 1 a 1.

O último compromisso do time de Eduardo Berizzo na fase classificatória foi contra os reservas da Colômbia, que poupou titulares por já ter um lugar garantido. Ainda assim, o Paraguai não teve forças para arrancar um resultado positivo e acabou perdendo por 1 a 0, gol do volante Cuéllar, do Flamengo.