Jornal Povo

Golpe para pegar senhas de cartão das vítimas é descoberto em agência do Leblon

Policiais militares da operação Leblon Presente identificaram, na manhã do último sábado, um golpe que estava sendo aplicado em uma agência bancária da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, na Zona Sul do Rio. Dentro da cabine de um dos caixas eletrônicos, foi instalado um telefone, que, na verdade, continha um aparelho celular embutido, que estava sob controle de criminosos.

Durante a transação bancária, o cartão ficava preso à máquina, e o cliente utilizava o telefone para resolver o problema. A partir daí, começava-se fraude. Um criminoso, do outro lado da linha, exigia dados bancários da pessoa para que o cartão fosse liberado. O bandido se fazia passar por um atendente da instituição para atendimento.

Os agentes descobriram o esquema após um boletim registrado na 14ª DP (Leblon) feito por uma senhora que afirmou ter sido vítima do golpe. O caso ocorreu por volta das 12h do sábado. Os policiais, então, se deslocaram até o local e retiraram o falso aparelho. Segundo o coordenador do Leblon Presente, capitão Bonfim, além da pessoa que operava o telefone, um outro criminoso ficava dentro da agência, e orientava a pessoa a utilizar o aparelho quando o cartão era travado pelo caixa eletrônico.

“A orientação é que as vítimas sempre procurem a polícia caso caiam na fraude, não só para se resguardarem juridicamente, como também para servir de alerta, para que não aconteça com outras pessoas”, destaca Bonfim.

O Banco Itaú orienta seus clientes a nunca informarem suas senhas, nem para funcionários do banco, e nem digitá-las em dispositivos desconhecidos, como é o caso do telefone. O procedimento a ser tomado, caso seja identificada a tentativa de golpe, é entrar em contato com a polícia e com a administração do da agência.