Jornal Povo

Defesa Civil de Nova Iguaçu promove simulado de desocupação para emergências de olho nas futuras enchentes

Grupo da Defesa Civil de Nova Iguaçu e Cruz Vermelha Filial N.Iguaçu

A Defesa Civil de Nova Iguaçu vem realizando ações preventivas em toda cidade, quanto à problemática de deslizamentos de terra e enchentes que acontecem durante período de chuvas, mais necessariamente em áreas de risco. Denominado, ”Exercício Simulado de Desocupação Preventiva para Emergências”. As ações desde que deu o inicio ao projeto, vem mapeando vários bairros de Nova Iguaçu. Cerâmica, Austin, Figueira, Vila de Cava, Tinguá, Nova América, Grama, Posse e Santa Rita. Estes locais foram selecionados após mapeamento realizado pela Defesa Civil, com apoio do Departamento de Recursos Minerais do estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), para definir as áreas do município onde há riscos de desastres naturais, como deslizamentos de terra, inundações e enxurradas. Agentes da Defesa Civil, voluntários e líderes comunitários e a Cruz Vermelha Brasileira Filial Nova Iguaçu, participam das ações coletivas orientando e conscientizando a população sobre os protocolos de desocupação preventiva, com mapas das rotas de fugas. Eles também cadastraram os moradores para receberem mensagens de alerta (via SMS). Nova Iguaçu está entre as cidades do Estado do Rio com o maior número de pessoas cadastradas. São mais de 47 mil cadastros no Sistema de Envio de SMS de Emergência da Defesa Civil. O sistema é uma importante ferramenta nas ações de prevenção e de preparação para emergências e desastres, pois permite mobilizações preventivas em comunidades vulneráveis, evitando conseqüências como mortes e feridos. “Outra atividade importante do projeto é a identificação e cadastro de todas as famílias e pessoas vulneráveis ao risco de desastre, com detalhamento sobre crianças, gestantes, idosos, deficientes físicos entre outras informações importantes, finalizou o Ten. Cel. Jorge Ribeiro Lopes. Em todas as ações da Defesa Civil, a Cruz Vermelha Brasileira Filial Nova Iguaçu se fara presente, cumprindo seu papel importante na união de esforços para salvaguardar vidas, contemplando ainda mais os moradores destas áreas, com voluntariado oferecendo serviços de aferição de Pressão arterial e glicose, e todo apoio que necessário for, afirmou Daniel Coelho, Dir. Pres. Da Cruz Vermelha Brasileira Filial Nova Iguaçu.

Defesa Civil de Nova Iguaçu:

Endereço: Rua Itacuruçá, 137, Centro
Telefones: 199 / 3779-0660
Horário de funcionamento: das 9h às 17h.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.