Jornal Povo

Presos cavam túnel para tentar escapar de presídio em Bangu, na Zona Oeste do Rio

Um túnel de 10 metros foi descoberto em um presídio no complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, praticamente pronto para a fuga de presos.

De acordo com a secretaria de Administração Penitenciária (Seap), as obras estavam avançadas. O túnel fica na área externa do presídio.

Os agentes também encontraram tonéis enterrados perto do túnel. Neles havia muita munição. 146 projéteis de vários calibres, um tablete de cocaína, 10 celulares, três modens, um aparelho de wi-fi e quatro serras.

O caso foi registrado na delegacia de Bangu e a corregedoria da Seap também abriu uma sindicância para investigar.

O Instituto Penal Vicente Piragibe tem cerca de 10 mil metros quadrados. Nele estão presos do regime semiaberto que não receberam autorização do juiz para deixar a cadeia. Por isso, durante o dia eles ficam soltos no pátio e depois voltam pra dormir nas celas.

Essa não é a primeira vez que eles aproveitam o tempo livre e o acesso à área externa pra fazer um túnel.

Em 2013, 31 presos conseguiram escapar. Na época, as investigações concluíram que o túnel foi construído com ferramentas do próprio presídio. Os detentos tinham autorização pra trabalhar nas tubulações por onde fugiram. Esse mapa mostra o caminho que eles percorreram, a partir de um bueiro até a saída em um valão.

Em maio desse ano, uma imagem ganhou as redes sociais. Luciano da Silva Teixeira postou essa foto tomando uma cervejinha ao lado de uma mulher dentro do Instituto Vicente Piragibe. O preso transferido para outra unidade.