Jornal Povo

DH de Niterói faz operação contra milícia ligada a Orlando Curicica em Itaboraí

A Secretaria de Estado de Polícia Civi e Ministério Público do Rio (MPRJ), por meio da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI), realiza na manhã desta quinta-feira uma operação para cumprir 74 mandados de prisão e 93 de busca e apreensão contra a milícia que atua em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. Ação é denomida como Salvator, e já tem mais de 40 presos.

De acordo com o MP, o grupo miliciano foi constituído como uma espécie de ‘franquia’ da organização grupo criminoso liderado por Orlando Curicica, que é acusado de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, e está preso na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Curicica era apontado como fornecedor de armamento e ‘soldados’ para a milícia de Itaboraí, que é liderada por Renato Nascimento dos Santos, conhecido como “Renatinho problema “ ou ‘Natan’, que dava em troca das armas parte dos valores arrecadados em na região.

Segundo as investigações, essa organização criminosa é responsável por inúmeros casos de homicídios, torturas, extorsões, desaparecimento de pessoas e cemitérios clandestinos. Entre os presos de hoje estão o ex-PM Alexandre Lobat e a ex-mulher dele. Também estão detidos, autores da chacina que deixou dez mortos no dia 20 de janeiro na cidade.

A ação desta quinta tem o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público e da Corregedoria da Polícia Militar.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.