Jornal Povo

Estudantes da rede municipal de Japeri não tem merenda nas escolas

Abandono. Essa é a palavra que define a situação vivida pelos alunos da rede pública de Japeri, na Baixada Fluminense. A falta de merenda faz com que as crianças saiam mais cedo. Além disso, a falta de transporte escolar também atrapalha a ida dos alunos às unidades de ensino.

Os problemas perduram desde o início do ano letivo. Algumas escolas pediram até mesmo para os pais dos alunos levarem mantimentos para ajudar na merenda e garantir o almoço do dia. As crianças geralmente são dispensadas bem antes do horário de saída, por volta de 9h30.

Em fevereiro, o Conselho de Alimentação de Japeri foi nas escolas municipais e relatou que algumas unidades não tinham alimentos suficientes para preparar as refeições. Desde esse período, os alunos já estavam sendo liberados por falta de comida.

Um outro problema que afeta as escolas de Japeri é a falta de ar-condicionado. Em algumas unidades, os aparelhos estão quebrados. Em dias de calor, fica difícil assistir as aulas em virtude da alta temperatura que faz nas salas.  

 Sem combustível, sem transporte escolar

 As mães dos estudantes relatam que não há combustível para os ônibus escolares, o que ocasiona que os veículos não peguem os alunos nos pontos. As mães ainda dizem que o problema acontece frequentemente.