Jornal Povo

Maracanã tem esquema especial de trânsito para a final da Copa América

Devido ao grande fluxo de torcedores previsto para a final da Copa América no Maracanã no próximo domingo. A CET-Rio montou um esquema especial de interdições no entorno do estádio.

O estacionamento vai estar proibido na região, portanto, a recomendação da Prefeitura do Rio é optar pelo transporte público, principalmente metrô e trens, que também vão circular em esquema especial para a partida entre Brasil e Peru.

Os bloqueios e mudanças no trânsito vão ter início às 13h e a liberação das vias está prevista para ocorrer duas horas e meia após o encerramento do jogo, lembrando que, nesta fase, as partidas podem ser prolongadas caso haja empate no tempo normal.

A operação do Centro de Operações vai contar com 126 agentes de trânsito, entre CET-Rio e Guarda Municipal, além de 12 painéis para informar aos motoristas sobre os bloqueios e rotas alternativas. Confira abaixo as principais mudanças.

A partir das 13h, serão interditadas as seguintes vias:

  • Rua Eurico Rabelo
  • Rua Visconde de Itamarati, entre a Rua Eurico Rabelo e Rua São Francisco Xavier
  • Rua Isidro de Figueiredo
  • Rua Arthur Menezes
  • Rua Conselheiro Olegário
  • Viaduto Oduvaldo Cozzi, sentido Avenida Maracanã (a alça sentido Méier estará liberada)
  • Avenida Maracanã, nos dois sentidos, entre o Viaduto Oduvaldo Cozzi e a Rua São Francisco Xavier
  • Avenida Professor Manoel de Abreu (sentido Centro), entre a Rua Dona Zulmira e a Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste)
  • Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste) sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Maracanã

Rotas alternativas

A prefeitura recomenda aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições e indicou caminhos alternativos às vias bloqueadas.

Aos motoristas que saírem das regiões do Centro e Zona Sul com destino à Tijuca a melhor opção é utilizar a Avenida Paulo de Frontin e Rua Doutor Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará, Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros.

Já com destino à Vila Isabel e Grajaú, a opção é utilizar as rotas acima e, em seguida, a Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão.

Para região do grande Méier, o motorista deve utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Os motoristas que saírem da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno com destino ao Centro e Zona Sul deverão utilizar a Rua Conde de Bonfim e Haddock Lobo.

Quem sair do grande Méier em direção ao Centro e Zona Sul deve seguir pela Rua Visconde de Niterói.

Moradores do entorno do Maracanã

O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do estádio – ruas Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário – será feito acessando a Avenida Paula Sousa e Rua Professor Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Proibição de estacionamento

Além das vias onde já existem regulamentação de proibição de estacionamento, como Radial Oeste, São Francisco Xavier e Avenida Maracanã, haverá proibição também nas ruas Waldir Amaral, Conselheiro Olegário, Arthur Menezes, Isidro de Figueiredo , Eurico Rabelo, Avenida Paula Souza e Rua Visconde de Itamarati.