Jornal Povo

Moradores da Chatuba de Mesquita participam de ação social

Por: Hyago Santos

Moradores da comunidade da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, participaram na manhã deste sábado (6) de uma ação social que foi realizada na ONG Cidadania e Dignidade para Todos, com parceria da Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Assistência Social da cidade.

Quem foi na ação pode participar de diversos serviços. Teve cadastro do Bolsa Família, isenção para casamento, registros para idosos, cortes de cabelo, aferição de pressão arterial e glicose, acompanhamento com psicólogo, entre outros. A Secretaria de Assistência Social de Mesquita disponibilizou para o trabalho profissionais das áreas dos setores oferecidos na no projeto.

A comunidade da Chatuba parabeniza a iniciativa. Ana Paula, de 34 anos, foi em busca de sua isenção para casamento. “É muito importante esse tipo de trabalho aqui na nossa comunidade. Quase não temos isso aqui. Que esse tipo de serviço se repita”, disse ela.

Josenildo Clemente, diretor geral da ONG, diz que se sente feliz em poder prestar esse tipo de trabalho a população.“Me sinto feliz em honrado. Moro aqui em Mesquita e sei o quanto é importante esse tipo de trabalho aqui em parceria com a prefeitura. É uma forma de cuidar da população e isso é muito bom”, disse ele.

Marli Silva é voluntária da ONG. Para ela, poder contribuir com a população no espaço é muito gratificante.  “É muito bom poder as crianças felizes aqui. Eles chegam felizes e saem feliz daqui. É um privilégio”, disse ela, com sorriso no rosto.

Rosana Cristina também é voluntária, professora no curso de cabeleireiro oferecido pela ONG. Ela diz que o intuito do projeto é sempre ajudar a população a ter uma nova perspectiva de vida. “Já temos 12 alunas, algumas já estão até trabalhando em casa. Assim como o nome já diz, o nosso objetivo é levar dignidade e cidadania para as pessoas ao nosso redor. Aqui elas aprendem a fazer cortes de cabelo, o que faz com que tenhas sua renda e ter uma forma de saírem da ociosidade de dentro de suas casas”, disse.

O vereador Marcel esteve na ação social e parabenizou a todos os voluntários pelo serviço que é feito no local. “É desse tipo de trabalho que precisamos aqui em Mesquita. Como vereador da cidade me sinto mais do que privilegiado em estar aqui vendo como tudo funciona, olhando a felicidade no olhar de cada morador. Dá gosto de ver”, disse ele.

 

Vereador Marcel esteve no local

 

 

Serviços prestados pelo projeto

 A ONG Dignidade e Cidadania para todos oferece em seu espaço cursos de cuidadores de idosos, cabeleireiro, culinária, além de aulas de ballet, informática e reforço escolar do 1º ao 5º ano.

Para conhecer mais sobre o projeto, o endereço é Rua Elizeu de Alvarenga, nº533 – Chatuba.

 

Galeria de fotos: