Jornal Povo

Liesa determina ‘desvirada de mesa’, e Imperatriz permanece rebaixada

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) “desvirou a mesa” do carnaval carioca e vai mesmo rebaixar a Imperatriz Leopoldinense. O descenso da Verde e Branca de Ramos para a Série A foi ratificado em reunião nesta quarta-feira.

Na apuração do desfile deste ano, a Imperatriz terminou em 13º lugar, à frente apenas do Império Serrano. O regulamento previa o rebaixamento das duas.

No início do mês passado, representantes de oito agremiações executaram uma manobra para manter a Imperatriz no Grupo Especial. Cinco se opuseram, mas foram vencidas na plenária – a Imperatriz se absteve.

Depois de protestos e de uma manifestação do Ministério Público do Rio de Janeiro, foi convocada uma assembleia-geral na Liesa para resolver o impasse. Participaram 42 membros, entre agremiações e pessoas que fundaram ou são beneméritas da Liga.

O resultado foi 28 votos a favor de respeitar o resultado do carnaval 2019. Assim, a Imperatriz e o Império Serrano caíram para a Série A. Outros 13 membros da assembleia quiseram manter a “virada de mesa”. Houve uma abstenção.

Rixa com o MP

Se fosse mantida, esta seria a terceira manobra consecutiva para evitar o rebaixamento de escolas do Grupo Especial. Para impedir essa prática, no ano passado a Liesa assinou um termo de ajustamento de conduta com o MPRJ.

Caso fosse descumprido, a multa para a Liga seria de R$ 750 mil. Houve dois adiamentos do prazo, e a quantia nem chegou a ser paga.

Por ter assinado o acordo e discordar pessoalmente da “virada de mesa”, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, chegou a pedir demissão do cargo na reunião de junho.

Após o resultado da reunião desta quarta, Castanheira voltou atrás, a pedido de membros da assembleia.

Na próxima semana, deve haver o sorteio da ordem dos desfiles das 13 escolas do carnaval 2020. Duas serão rebaixadas, para que em 2021 o Grupo Especial tenha 12 agremiações.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.