Jornal Povo

Menos dependente de lampejos e com brilho coletivo, Flamengo tem sua melhor versão no ano

Intensidade certamente é umas das palavras mais usadas por Jorge Jesus e jogadores desde a chegada do treinador ao Flamengo. É também a palavra que melhor resume a atuação do time neste domingo, na goleada por 6 a 1 sobre o Goiás.

Um Flamengo objetivo, agressivo, que morde e não deixa o adversário respirar. Foi assim em pelo menos 80 dos 90 minutos jogados no Maracanã. A entrega e comprometimento dos jogadores chamaram a atenção desde o início e inflamaram os rubro-negros logo nas primeiras horas de domingo.

Flamengo acelerado

O Flamengo começou acelerado, com muita movimentação, e Diego alternando muito bem os papéis de segundo volante e armador centralizado. Em cinco minutos a equipe criou três grandes chances, sempre pela direita. Um parêntese: o estreante Rafinha é um tema à parte. Muito à vontade, parecia jogar há anos com a camisa rubro-negra. Chegou para tomar conta da lateral.

De volta ao jogo, aos 5 minutos o Flamengo saiu na frente com Arrascaeta, em jogada de Everton e assistência de Gabriel. Diego também estava no lance para finalizar. Uma mostra do que foi o time durante todo o jogo, atacando com qualidade e quantidade, sempre com muitos jogadores chegando à frente.

Jorge Jesus apontou que Rafinha ainda está longe de suas melhores condições físicas, mas estreia do lateral foi muito animadora — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Falha e sustos defensivos

O Maracanã explodiu, mas logo veio a ducha de água fria. O Goiás empatou em rara falha bizarra de Rodrigo Caio e quase virou em chute na trave de Michael. Foram quase 10 minutos de um time desatento, que expôs a dificuldade que o sistema defensivo vem encontrando em jogar com a última linha mais avançada. Foi assim contra o Athletico. E novamente o Flamengo levou sustos, neste domingo, levando bola nas costas de seus defensores.

Há ajustes a serem feitos na última linha, como reconheceu o próprio Jorge Jesus após o jogo .

Avalanche de gols no ritmo de Arrascaeta

Passado o susto, o Flamengo se recompôs e voltou a dominar completamente as ações. O time chegou a ter 82% de posse de bola e terminou a primeira etapa com 78%, de acordo com o scout da TV Globo. Trocou 222 passes, contra apenas 39 do Goiás. Isso, somente no primeiro tempo. Pressionado, o Esmeraldino teve muita dificuldade para sair jogando, pois rapidamente a equipe de Jorge Jesus recuperava a bola.

Arrascaeta: três gols, duas assistências, participação direta nos seis gols e, de quebra, maior pontuação da história do Cartola F.C: 37,70 — Foto: André Durão

Arrascaeta: três gols, duas assistências, participação direta nos seis gols e, de quebra, maior pontuação da história do Cartola F.C: 37,70 — Foto: André Durão

Flamengo não pisa no freio

Gabriel e Arrascaeta: entrosada, dupla brilhou no Maracanã — Foto: André Durão

Gabriel e Arrascaeta: entrosada, dupla brilhou no Maracanã — Foto: André Durão

O segundo tempo foi um pouco menos intenso, mas o Flamengo não tirou o pé em momento algum. Comandado por Arrascaeta, que teve sua melhor atuação pelo Flamengo, o time seguiu agressivo. Criou inúmeras chances e marcou mais dois gols com Gabigol. O quinto, após longa troca de passes. Foram 28 finalizações – 21 delas, chances reais. O uruguaio participou diretamente dois seis gols rubro-negros no Maracanã

Na etapa final também não teve sustos, fora um contra-ataque em que Diego Alves cortou com os pés. Entregue, o Goiás não teve forças para ensaiar qualquer tipo de reação.

Fica a imagem de um Flamengo muito forte, que não depende mais de lampejos individuais. Coletivamente, os protagonistas se entenderam e o time deslanchou. Resta saber se foi um jogo fora da curva e o time voltará a oscilar ou se essa será a nova cara do Flamengo. A torcida espera que sim.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.