Jornal Povo

Entre euforia e ousadia com Jesus, Flamengo decide vaga na semifinal da Copa do Brasil

Para chegar a sua terceira semifinal seguida de Copa do Brasil, e embolsar R$ 6,7 milhões de premiação, o Flamengo precisa vencer o Athletico-PR hoje, 21h30, no Maracanã, após o empate em 1 a 1 na Arena da Baixada.

Na primeira decisão sob o comando de Jorge Jesus, diante de 60 mil rubro-negros, o técnico precisará lidar com a euforia provocada pela vitória de 6 a 1 sobre o Goiás no último domingo, válida pelo Brasileirão.

E também dosar o quão ousado será na escalação após sofrer com as investidas do Furacão em seu estádio na semana passada, no jogo de ida das quartas de final.

As definições passam por manter a dupla de laterais mais aguda — Rafinha e Trauco nos lugares de Rodinei e Renê — e/ou uma proteção maior à zaga com Cuéllar no lugar de Arão.

Jorge Jesus provou em pouco tempo que não tem medo de arriscar e que pretende implementar suas ideias de jogo em qualquer situação, e fez as alterações da primeira para a segunda partida. Na terceira, será medido seu grau de convicção.

Resta saber se manterá a defesa jogando em linha alta, adiantada, e que antídotos preparou para esta situação. Assim como contra os paranaenses, o jogo com o Goiás exibiu problemas defensivos.

Após sofrer o empate em falha de Rodrigo Caio, o Flamengo levou uma bola na trave no primeiro tempo. E só mudou o jogo quando enfileirou gols. Primeiro volante titular hoje, Willian Arão indicou que se apenas ele estiver na proteção o time precisa encaixar melhor os movimentos.

— Em determinado momento da partida de quarta só eu joguei como volante e não levamos gol. Vamos fazer o que o Jorge pedir e executar de maneira mais rápida para vencer — disse.

A partida de hoje também é considerada de risco. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis. E diferentemente do treinador, que se aventura no Brasil pela primeira vez, o Flamengo, enquanto clube, corre atrás de uma conquista relevante nos últimos anos. Um tropeço a esta altura seria considerado um balde de água fria, para usar termo moderado. Até porque os números nos últimos anos são favoráveis. E a briga por título considerada internamente obrigação pela diretoria.

— Cada jogo tem uma história. Lá era o primeiro jogo com o treinador, algumas coisas foram novas, ficamos em dúvida, com tempo assistimos vídeos e vimos o que fizemos de errado e de bom. A gente cresceu. Domingo já foi bom e agora vamos fazer uma partida melhor ainda — completou Willian Arão.

O Flamengo não perde em casa pela Copa do Brasil desde 2016, quando foi eliminado pelo Fortaleza, em Volta Redonda, este sim um vexame incontestável. No Maracanã, a última derrota no torneio foi para o Vasco, em 2015. Desde então, foram três vitórias e cinco empates. No estádio, mas pelo Brasileiro, o Flamengo perdeu para o Athletico-PR no ano passado, na rodada 38.