Jornal Povo

Polícia apreende 23 fuzis, 75 granadas e 8,5 toneladas de droga em operação na Maré

 O governador do Rio, Wilson Witzel, afirmou, durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, que o traficantes do Rio são financiados por carteis internacionais de drogas. O político deu as declarações durante apresentação de um arsenal do tráfico apreendido pelas polícias Civil e Militar no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, nesta tarde. No total, 31 armas foram apreendidas, entre elas 23 fuzis, além de mais de oito toneladas e meia de drogas e 75 granadas.

“Não são armas utilizadas por pessoas que moram na comunidade e são trabalhadoras. Não são usadas por pretos, pobres e favelados. São armas usadas por terroristas. Que usam a comunidade como escudo, e estão sendo patrocinados por carteis internacionais”, afirmou Witzel.

O governador disse que há investigações em andamento sobre esse financiamento por carteis e afirmou ainda que essa foi a maior apreensão de armas e drogas realizada pelas Forças de Segurança do estado.

A operação desta quinta-feira foi realizada em duas comunidades da Maré. O Bope e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) atuaram na Nova Holanda e a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), no Parque União. As duas favelas são dominadas pela maior facção criminosa do Rio.