Jornal Povo

O nascer e o renascer para o culto de matriz africana

Foto: Roger Cipó

Essa semana não foi possível trazer para vocês a coluna de uma semana de bons caminhos, pois estava encerrando as obrigações de algumas pessoas em meu Ilê axé.

Aproveitei o ensejo para escrever sobre algo que acho bem interessante e importante. O nascimento e o renascimento dentro do Candomblé.

Segundo o mito Iorubá, somos moldados e encantados por energias. Ganhamos o sopro da vida e somos trazidos ao mundo por Bara (Exu). Somos gerados dentro do ventre da grande mãe Oxum, que é o útero feminino. Começamos a ver a luz e as pessoas graças aos elementos de Ogum, que abre a passagem para que o neném possa sair e, muitas vezes chorar. Até o dia de nosso encontro religioso, somos amparados por Oxalá e Yemanjá, pai e mãe da humanidade.

Dentro da concepção explicada acima, onde entra o renascimento espiritual para o povo de matriz africana?

O que mais se fala é sobre a ancestralidade. A busca pela continuidade da energia de um antepassado que, se cultuado de maneira adequada, segue auxiliando a vida de seus familiares.

Esse processo inicia no abianato, que é quando a pessoa ainda está escolhendo, junto de seu Orixá regente, a casa da qual irá fazer parte e aprenderá os dogmas do segmento.

O próximo passo é a iniciação dentro do culto que, nada mais é, a ligação do corpo atual com a energia da ancestralidade. Por isso o termo renascer.

O noviço, que é chamado de Iyawo, terá que reaprender a maneira como enxerga a vida e conduz a mesma, buscando melhorar em todos os sentidos ao longo dos anos.

Esse casamento, assim como qualquer outro, possui momentos de desconforto, mas nada que vá impedir o novo iniciado de professar a sua fé e religiosidade.

O entendimento necessário para o ingresso no Candomblé se faz presente e a compreensão do mesmo por parte dos novos adeptos fará com que não hajam mistérios na maneira com que pregramos e explanamos nossa cultura.

Que tenhamos uma semana de muitas novidades e axé!!!

Contato Bàbá Joaquim D’Ògún

(21) 97970-8430
instagram.com/mejiomiodara
facebook.com/mejiomiodara
[email protected]

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.