Jornal Povo

Corpo de Ruth de Souza é velado no Theatro Municipal do Rio

O corpo da atriz Ruth de Souza começou a ser velado às 8h desta segunda-feira no Theatro Municipal, no Centro do Rio.

A cerimônia de despedida será fechada para os familiares até as 10h, quando o espaço será aberto ao público, até as 12h. O Crematório e Cemitério da Penitência informou que o sepultamento da atriz acontecerá às 16h30 no local, em cerimônia reservada à família e amigos próximos.

O ator Milton Gonçalves foi um dos amigos de Ruth que esteve no velório. Muito emocionado, Milton disse que esteve recentemente com a atriz e lamentou a perda da amiga.

“Estávamos há uma semana atrás conversando, participando de espetáculos e festas. Foi embora foi embora um talento. Uma atriz, pessoa maravilhosa e sorridente. Uma semana estávamos feliz conversando com a nossa patota. De repente, vem Deus e leva. É justo? Não sei. É uma dor sempre muito grande, mas a gente sabe que mais hoje, mais amanhã Deus nos chama“, lamentou o ator.

Parentes presentes lembraram o papel de matriarca da atriz para a família. “Muita saudade, mas ao mesmo tempo a gente compreende que são 98 anos muito bem vividos. Ela com certeza realizou todos os sonhos pra ela pra família. Sempre esteve presente todos os momentos. Era uma “matriarcona” pra família”, disse a sobrinha Glória Maria de Souza.

“A minha irmã era tudo pra mim. Perdi uma amiga, uma irmã. Perdi metade da minha vida”, declarou Maria Pinto de Souza, irmã de Ruth.

No Municipal, Ruth foi a primeira atriz negra a se apresentar em 8 de maio de 1945. Com a companhia Teatro Experimental do Negro, fundada por Abdias Nascimento e Agnaldo Camargo, atuou em “O Imperador Jones”, de Eugene O’Neil.

Ruth de Souza, de 98 anos, morreu neste domingo, após ficar internada por uma semana no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ela deu entrada na unidade hospitalar para cuidar de uma pneumonia. A causa da morte não foi divulgada.

Com mais de 70 anos dedicados à dramaturgia, Ruth de Souza é ícone de várias gerações de atores. Ela foi também a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema – no Festival de Veneza de 1954.