Jornal Povo

Rio ganha telefone direto para denúncias sobre linha chilena e cerol

 Começou a funcionar na manhã desta segunda-feira o Disque Linha Chilena/Cerol (0800.285.2121) criado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal do Rio para receber denúncias sobre comercialização e uso do produto e também do cerol, que são proibidos por lei. E não é preciso se identificar. Os casos serão encaminhados aos órgãos responsáveis pelo combate a esse tipo de crime, como a Polícia Civil. O atendimento é das 10h às 17h.
O cerol é feito da mistura de cola de sapateiro com vidro moído aplicada em linhas de pipa. Já a linha chilena, tem quartzo moído e óxido de alumínio e tem poder cortante muito maior que o cerol. Os ferimentos causados por esses materiais podem levar a amputação e até a morte.
O telefone foi criado pela presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da câmara, vereadora Vera Lins (PP), autora da Lei 5.414, de maio de 2012, que proíbe a comercialização e uso no município da linha chilena. Além das denúncias, a vereadora irá encaminhar ao secretário estadual de Polícia Civil, Marcus Vinicius Braga, ofício solicitando maior rigor no combate a comercialização da linha chilena.