Jornal Povo

Canil do Corpo de Bombeiros do Rio recebe reforço de nove filhotes de labradores

Nove filhotes – frutos do cruzamento de dois labradores que atuam como ajudantes nos trabalhos dos bombeiros e da Polícia Militar – vão reforçar o canil do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

A mãe dos cãezinhos, a labradora Lua, possui certificação internacional na área de busca e resgate.

A cadela, que já atua há 4 anos no 2º Batalhão dos Bombeiros em Magé, auxiliou nos trabalhos de salvamento em Brumadinho, em janeiro, e também nas buscas nos desabamentos em Muzema, na Zona Oeste do Rio, em abril deste ano.

“Ela atuou principalmente em Muzema, que foi um evento que aconteceu muito rápido, chegamos rapidamente. Ela conseguiu lograr êxito e nós encontramos vítimas lá”, diz o condutor da Lua, cabo Jorge da Silva Gomes.

Já o pai dos filhotes, o também labrador Chefe, foi treinado para outro tipo de serviço. Ele trabalha no Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar, ajudando a encontrar explosivos e armas.

Os sete machos e duas fêmeas começaram a receber os treinamentos logo que nasceram. Com apenas três dias de vida, os filhotes passaram a receber estímulos da veterinária do 2º Batalhão de Magé, a fim de desenvolverem a motricidade.

“A gente coloca água, escombro, eles vão ter que atravessar essa pista todos os dias. Intercalando a isso, colocamos estímulo de som, porque são animais que vão trabalhar com retroescavadeira, com trovoada, então não podem se assustar com barulho forte, com chuva, com nada disso”, explica a veterinária do canil, tenente Fabiana Christina.