Jornal Povo

Estado do Rio liga alerta para casos de sarampo

O estado do Rio ligou o alerta em relação ao sarampo, já que o território fluminense é um potencial corredor da enfermidade pela proximidade com São Paulo, que vive um surto da doença. A Secretaria de Estado de Saúde irá realizar uma ação preventiva, por recomendação do Ministério da Saúde, com a finalidade de reforçar a necessidade da prevenção com a vacina, disponível nos postos municipais, além de distribuir informativos.
A recomendação é que crianças a partir de 1 ano e adultos até 49 anos que não se vacinaram procurem os postos municipais. Este ano, o Rio de Janeiro registrou 13 casos de sarampo. Em 2018, o Rio alcançou 95% de cobertura vacinal para o público-alvo e foram notificados 20 casos de sarampo.
“São Paulo está registrando a ocorrência da doença e os estados têm grande circulação de pessoas, por isso a importância da prevenção. A ação faz parte da recomendação do Ministério da Saúde e estamos colocando em prática. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de 1 ano de idade e os adultos até 49 anos que não estão em dia com a vacina. Para aqueles que têm dúvida se receberam ou não o dose, a indicação é pela imunização”, explica Alexandre Chieppe, médico da Secretaria de Estado Saúde.