Jornal Povo

MPF no Rio denuncia Marcelo Piloto por homicídio no Paraguai, diz TV

O Ministério Público Federal no Rio denunciou o traficante Marcelo Fernando Pinheiro da Veiga, o Marcelo Piloto, nesta terça-feira por um homicídio cometido no Paraguai em novembro de 2018. A denúncia foi revelada pelo canal de TV por assinatura GloboNews.
O traficante brasileiro estava detido no Paraguai desde 13 de dezembro de 2017. Ele foi expulso do país por decisão do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, depois de matar Lidia Meza Burgos a facadas no presídio. ‘Piloto’ foi transferido para a penitenciária federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná.
A Procuradoria-Geral, por meio da Secretaria de Cooperação Internacional, foi informada pelas autoridades paraguaias de que as provas e “os elementos incriminatórios” do homicídio, em especial perícias e depoimentos de testemunhas, seriam imediatamente colhidos e, em seguida, remetidos ao Brasil para que “Marcelo Piloto” possa ser julgado no Brasil.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Cooperação Internacional, Carlos Bruno Ferreira, o Ministério Público Federal atuará no caso seguindo entendimento do Superior Tribunal de Justiça e da Câmara Criminal do Ministério Público Federal, firmado em 2014, que prevê a instauração de procedimento criminal tendo como base as informações enviadas pelo Ministério Público do país de onde o acusado veio.

“Já recebemos as apurações do Ministério Público do Paraguai sobre a morte de Lidia Meza Burgos e, com esses dados, vamos instaurar um procedimento criminal contra ‘Marcelo Piloto’ para apurar sua participação no crime”, afirmou Ferreira.