Jornal Povo

Guarda Municipal realiza programa para reduzir acidentes no trânsito

A Guarda Municipal do Rio começa nesta segunda-feira o programa para redução dos índices de acidentes de trânsito. O objetivo é atualizar agentes em legislação de trânsito para auxiliar na proteção ao pedestre. Nesta primeira fase, o “Respeite o Pedestre” contará com a capacitação de motoristas de ônibus e taxistas. Ao todo, 900 guardas deverão passar pelo curso. 
Com o programa, a prefeitura do Rio busca a redução dos acidentes e atropelamentos na área urbana do Rio que, atualmente, é o líder do ranking estadual de mortes (219) e lesões corporais no trânsito (4.648), segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Dessa forma, condutores serão treinados, pedestres educados e também será realizada a fiscalização das normas. 
O treinamento acontecerá na Academia da Guarda Municipal do Rio, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Campanhas e ações de conscientização para motoristas e população em geral também estão previstas para a próxima fase do projeto como forma de valorizar o pedestre, reduzir atropelamentos e alertar quanto à responsabilidade com terceiros de quem conduz um veículo.