Jornal Povo

Polícia prende suspeitos de controlar areais da milícia em Seropédica

A Polícia Civil prendeu na manhã desta segunda-feira quatro suspeitos de controlar areais na área de Seropédica, na Baixada Fluminense, que dão lucro para a milícia que atua no município.

Foram presos Tiago Bruno Nazaré De Campos, Eduardo Ramos Teixeira, o “Feijão”, Vagner Da Silva, Vulgo “Sagati” E Marcos Cesar Da Silva, Vulgo “Chacal”.

As prisões foram realizadas em Campo Grande e Paciência, na Zona Oeste do Rio, e também em Nova Iguaçu, na Baixada.

“Sagati” e Feijão já possuíam mandados de prisão pelo crime de organização criminosa. Wagner já foi atleta profissional de MMA.

Foram apreendidos um fuzil, três pistolas Glock 9mm, uma pistola calibre .380, uma espingarda calibre. 36; 55 munições de fuzil 7,62 e 100 munições de pistola 9mm, além de uma réplica de fuzil R10, rádios transmissores, carregadores, fardas e toucas ninja.

Areais da milícia

A utilização de extensas áreas de areais em Seropédica para lucro da milícia tornou a região alvo de operações desde 2018. Quem comanda os areais é a milícia conhecida como Bonde do Ecko, controlada por Wellington da Silva Braga, o Ecko. A milícia é considerada a maior do Estado pela Polícia e o Ministério Público.

Seu irmão, Luiz Antônio da Silva Braga, atua como empresário e seria um dos principais responsáveis pela lavagem do dinheiro do grupo através da atividade dos areais em Seropédica.

Em uma delas, a Polícia prendeu seis pessoas suspeitas de movimentar o dinheiro da milícia entre 2012 e 2017. Segundo o MP-RJ e a Polícia Civil, a milícia de Ecko e Zinho lavou o dinheiro de suas atividades criminosas com o auxílio de empresas, como a Macla Extração e Comércio de Saibro Eireli – EPP e a Hessel Locação de Equipamentos Ltda.

A quadrilha tem “franquias” na Baixada Fluminense e outros locais do Estado do Rio.