Jornal Povo

Justiça determina atraso de 11 meses para acesso ao semi-aberto de Sério Cabral

A Justiça do Rio de Janeiro alterou em quase um ano a data de início do cumprimento da pena do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, devido ao episódio envolvendo a instalação ilegal de uma videoteca na cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio – um dos locais onde Cabral ficou preso.

Segundo a decisão, o ex-governador cometeu falta disciplinar grave pela situação – que aconteceu em outubro de 2017 – fazendo com que juiz Rafael Estrela, titular da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio, não só confirmasse e manteve a punição, como também mudasse a data base para início da contagem para o benefício do semi-aberto.

A contagem para que Cabral conquistasse o benefício – que é concedido ao detento que cumprir um sexto da pena e apresentar bom comportamento – começou em novembro de 2016, quando foi preso na Operação Calicute.

Devido ao episódio conhecido como “cineminha”, a o juiz entendeu que Cabral feriu o bom comportamento e, portanto, interrompeu a contagem do prazo para que o ex-governador passe do regime fechado para o semi-aberto, como explicou o professor de Direito Penal da PUC Rio, Breno Melaragno:

“No momento em que o judiciário reconhece que ele cometeu uma infração, ele só passa a ter bom comportamento depois do cometimento da infração. Então, a data de um sexto da pena não é mais de quando ele foi preso, e sim depois do cometimento da infração”, explica o professor.

Com a mudança, Sérgio Cabral, que já foi condenado a 215 anos de prisão, pode permanecer em regime fechado pelo período de 30 anos – considerado o limite de tempo em que um cidadão brasileiro pode permanecer preso em respeito à cláusula da Constituição que veda a prisão perpétua no Brasil.

“Quando a contagem de um sexto de pena ultrapassa os 30 anos, o detento fica em regime fechado pelo período de 30 anos porque só poderia obter o benefício depois deste máximo do cumprimento de pena”, explica Breno Melaragno.

A defesa de Sérgio Cabral vai recorrer da decisão.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.