Jornal Povo

Braço direito de líder do PCC é preso em Arraial do Cabo

Policiais civis da 132ª DP (Arraial do Cabo) prenderam, na terça-feira, um homem apontado como braço direito de Marcos Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, principal liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC) – facção que atua principalmente em São Paulo e comanda rebeliões, assaltos, sequestros e assassinatos. Segundo a Polícia Civil, Décio Gouveia Luiz foi localizado em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e teria assumido o lugar de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, que morreu após uma emboscada na reserva indígena de Aquiraz, no Ceará. 
De acordo com Renato Mariano, delegado titular da 132ª DP (Arraial do Cabo), a prisão foi importante para cortar uma possível relação e expansão da facção para o Rio. “Ele é uma das lideranças do PCC que atuava diretamente no roubo de banco e carro forte em São Paulo. A prisão é importante porque, além de devolver um criminoso de alta periculosidade e possibilitar que ele responda na Justiça, afastamos a possibilidade de mais um elo de contato entre criminosos de São Paulo e do Rio. Ele estava estabelecido temporariamente em Arraial, tinha comprado uma casa de luxo em Búzios e pretendia montar um pousada e morar definitivamente. Ou seja, abriria uma porta para um grande elo entre as facções”.
Uma imagem divulgada pelo SBT demonstra o nível de entrosamento de Décio com a alta cúpula do PCC. No flagra, ele aparece conversando com Marcola, quando cumpriam pena juntos. Ainda segundo o delegado, a foto “demonstra bem que ele integra a cúpula dessa organização criminosa, que é uma das mais complexas de todo o país”.
As diligências, que contaram com a participação da Polícia Civil de São Paulo, revelaram que Décio se escondia em Arraial do Cabo, mas administrava obra em uma casa de alto luxo em Búzios, onde afirmou que pretendia morar e abrir uma pousada, situação que revela a importância da ação contundente na quebra de um forte elo entre organizações criminosas do Rio e São Paulo.