Jornal Povo

Prefeitura do Rio firma acordos de cooperação com a cidade de Miami para área de turismo e inovação

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, assinou nesta quarta-feira dois protocolos de cooperação com o prefeito de Miami, Francis Xavier Suarez. Os documentos preveem a realização de ações conjuntas das duas cidades. Um é focado na troca de experiências no setor de turismo e outro abrange questões de planejamento urbano, cidades inteligentes e transparência pública.

— Nós queremos que nossas cidades sejam mais conhecidas. Então, os eventos que eu for fazer aqui agora, por exemplo, o Congresso Mundial de Arquitetura, eu pedi ao prefeito que noticiasse lá em Miami e, quem sabe, pelos meios de comunicação de Miami, noticiasse para todos os Estados Unidos e ele me prometeu que faria isso, que ajudaria — disse Crivella, em entrevista no Palácio da Cidade no começo da tarde.

O prefeito norte-americano afirmou que o comércio com o Brasil corresponde a 11% das exportações e importações feitas por Miami. Ainda segundo ele, 500 mil brasileiros visitam a localidade todos os anos e outros 300 mil têm residência fixa no estado da Flórida, onde fica a cidade. A visita de hoje é a primeira de Suarez ao Rio de Janeiro.

— O Rio em particular e o Brasil como um todo são incrivelmente importantes do ponto de vista estratégico para a cidade de Miami, para o estado da Flórida e para os Estados Unidos — disse Suarez, ao complementar — Nós temos muito em comum com o Rio. Em particular, nossas praias, localização próxima ao litoral e os eventos climáticos, que impactam na qualidade de vida.

Antes do encontro com Crivella, Suarez esteve com o governador Wilson Witzel no Palácio Guanabara. Realizada no fim da manhã, a reunião não teve o conteúdo das conversas divulgado à imprensa.

Segundo o prefeito do Rio, as “afinidades culturais” entre as duas cidades facilita o intercâmbio de informações. Técnicos cariocas poderão ser enviados a Miami para estudarem questões como o impacto das mudanças climáticas nas áreas próximas ao mar e outros problemas comuns aos dois locais. Além do Congresso Mundial de Arquitetura, Suarez se comprometeu a colaborar na divulgação de um evento relacionado a incubadoras de startups que deve ser realizado no Rio.

— Acho que ele se sente em casa conosco, muito à vontade e, com isso, as parcerias vão surgindo naturalmente – afirmou Crivella.

Os tais protocolos assinados hoje preveem ainda elaboração de acordos técnicos. A partir daí, serão detalhados os programas, projetos, planos de trabalho e atividades a serem desenvolvidos nesta parceria. A prefeitura informa, em nota, que as ações conjuntas serão financiadas “com os recursos alocados nos respectivos orçamentos”, parcerias público-privadas e financiamentos obtidos de entidades multilaterais, entre outras fontes.