Jornal Povo

Prefeitura do Rio firma acordos de cooperação com a cidade de Miami para área de turismo e inovação

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, assinou nesta quarta-feira dois protocolos de cooperação com o prefeito de Miami, Francis Xavier Suarez. Os documentos preveem a realização de ações conjuntas das duas cidades. Um é focado na troca de experiências no setor de turismo e outro abrange questões de planejamento urbano, cidades inteligentes e transparência pública.

— Nós queremos que nossas cidades sejam mais conhecidas. Então, os eventos que eu for fazer aqui agora, por exemplo, o Congresso Mundial de Arquitetura, eu pedi ao prefeito que noticiasse lá em Miami e, quem sabe, pelos meios de comunicação de Miami, noticiasse para todos os Estados Unidos e ele me prometeu que faria isso, que ajudaria — disse Crivella, em entrevista no Palácio da Cidade no começo da tarde.

O prefeito norte-americano afirmou que o comércio com o Brasil corresponde a 11% das exportações e importações feitas por Miami. Ainda segundo ele, 500 mil brasileiros visitam a localidade todos os anos e outros 300 mil têm residência fixa no estado da Flórida, onde fica a cidade. A visita de hoje é a primeira de Suarez ao Rio de Janeiro.

— O Rio em particular e o Brasil como um todo são incrivelmente importantes do ponto de vista estratégico para a cidade de Miami, para o estado da Flórida e para os Estados Unidos — disse Suarez, ao complementar — Nós temos muito em comum com o Rio. Em particular, nossas praias, localização próxima ao litoral e os eventos climáticos, que impactam na qualidade de vida.

Antes do encontro com Crivella, Suarez esteve com o governador Wilson Witzel no Palácio Guanabara. Realizada no fim da manhã, a reunião não teve o conteúdo das conversas divulgado à imprensa.

Segundo o prefeito do Rio, as “afinidades culturais” entre as duas cidades facilita o intercâmbio de informações. Técnicos cariocas poderão ser enviados a Miami para estudarem questões como o impacto das mudanças climáticas nas áreas próximas ao mar e outros problemas comuns aos dois locais. Além do Congresso Mundial de Arquitetura, Suarez se comprometeu a colaborar na divulgação de um evento relacionado a incubadoras de startups que deve ser realizado no Rio.

— Acho que ele se sente em casa conosco, muito à vontade e, com isso, as parcerias vão surgindo naturalmente – afirmou Crivella.

Os tais protocolos assinados hoje preveem ainda elaboração de acordos técnicos. A partir daí, serão detalhados os programas, projetos, planos de trabalho e atividades a serem desenvolvidos nesta parceria. A prefeitura informa, em nota, que as ações conjuntas serão financiadas “com os recursos alocados nos respectivos orçamentos”, parcerias público-privadas e financiamentos obtidos de entidades multilaterais, entre outras fontes.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.