O procurador-geral do Município, Marcelo Silva Moreira Marques, apresentou logo no início da sessão de conciliação a proposta de abertura imediata da via com o compromisso de interditá-la em dias de chuva. O Ministério Público chegou a questionar se seria possível garantir a segurança da população durante as obras, mas o secretário Municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, explicou que todas as rochas que poderiam oferecer risco já haviam sido retiradas e contidas, assim como 17 casas e todo o entulho.
“Estamos aqui para conciliar mobilidade e segurança da população. Durante os 50 anos de existência da Geo-Rio, nunca houve acidente com tempo seco, em dias de céu azul”, afirmou o procurador-geral.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, cumprindo determinação judicial, fechou a tráfego de veículos a Avenida Niemeyer, às 15h20 do último dia 28 de maio.
A Prefeitura realiza 34 obras na Avenida Niemeyer, que incluem a demolição de casas e a eliminação da contribuição de esgoto. Há, também, o plano de contingenciamento para fechar a via, após análise técnica que confirme essa necessidade.