Jornal Povo

Moradores do Alemão relatam 15 dias seguidos de tiroteios na comunidade: ‘Têm hora marcada’

“Os tiroteios, aqui, têm hora marcada”. Essa frase é de um morador do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, e resume a rotina dos últimos 15 dias, relatada por muitos que vivem no local, os confrontos são entre policiais e traficantes e acontecem sempre por volta das 6h e das 17h30.

— Todas as vezes que tem esses confrontos sempre é em horário escolar. A gente nunca vê um confronto aqui nove, dez da noite. A partir das 20h não não tem confronto entre a polícia e os criminosos. É sempre por volta das 6h ou então é antes das 17h30, que são os horários em que as pessoas estão indo e voltando do trabalho, e as crianças indo e voltando da escola — contou um morador.

De acordo com ele, responsáveis têm deixado de levar crianças às escolas da região, por medo dos tiroteios:

— Muita gente prefere não arriscar. E não há nem como criticar: você deixaria seu filho sair de casa nessas circunstâncias?

Quem fica no meio do fogo cruzado vive em pânico com medo de a casa ser atingida por tiros.

— A sensação que eu tenho é que eles (os disparos) vão destruir toda a minha, a minha família e eu também — contou uma moradora.

Nas redes sociais, os comentários sobre a violência na região também se multiplicam. O jornal comunitário “Voz das Comunidades” costuma publicar alerta em seu perfil no Facebook para alertar as pessoas de como está a situação no Alemão. A equipe do jornal diz ter percebido um aumento no número de alertas publicados.

Procurada para comentar a situação no Alemão nos últimos 15 dias, a Polícia Militar informou, em nota, apenas sobre esta segunda-feira: “Até o momento, não há ocorrência da UPP Alemão envolvendo a situação relatada e não há operação da Polícia Militar em andamento no local”.