O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiu suspender os exames práticos para acesso à carteira de habilitação no circuito de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, após denúncias sobre as condições do asfalto nas ruas do percurso.
Alunos reclamavam dos buracos na via principal dos exames, a Avenida Nelson Moura Brasil, além das outras pistas em que as aulas eram realizadas.
Além de Guaratiba, o Detran enviou um comunicado interno para as autoescolas para suspender os exames a partir desta quinta-feira (22) também em Itaguaí, Mangaratiba, São Gonçalo e Niterói e transferir os locais das provas.
De acordo com o diretor de habilitação do Detran, Jivago de Almeida Moraes, os alunos vão poder optar, junto à autoescola, pelos locais mais convenientes para a realização da prova, respeitando os cronogramas e possibilidade de agendamento.
“Com a suspensão temporária dessa área, até que haja o recapeamento, e ela tenha condições plenas de realização de provas, nós vamos continuar oferecendo três áreas de provas no Rio: Santa Cruz, Campo Grande e Tubiacanga, na Ilha do Governador”, explica Jivago.
Ainda segundo o diretor, devido ao grande volume de provas na unidade – são 900 ao longo de uma semana – alguns reagendamentos podem ser prejudicados, mas que há um trabalho para otimização do serviço.
O órgão também informou que uma reunião está marcada para o dia 27 de agosto para a montagem de um cronograma com a previsão de retomada dos exames em Guaratiba.