O contrato também prevê suporte, serviços e simulador de voo, como parte do processo de modernização da Força Aérea portuguesa. As entregas estão programadas para começar em 2023.
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O negócio não fará parte da nova joint-venture que a Embraer criou com a Boeing na área de defesa, na qual a brasileira terá 51% e a americana, 49%. A joint-venture só estará operacional a partir do ano que vem, segundo Jackson Schneider, presidente executivo da Embraer Defesa & Segurança. Boeing e Embraer também serão sócias numa nova empresa de aviação comercial que vai se chamar Boeing Brasil – Commercial .
– A importância desse contrato é que ele abre portas para novas exportações – afirmou Schneider, de Évora, Portugal, onde o acordo foi assinado.
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O KC-390 é um cargueiro com capacidade de 26 toneladas. É considerado concorrente direto do C-130 Hércules, da americana Lockheed, que começou a ser produzido na década de 1950 e que, hoje, tem uma frota mundial de cerca de 2.700 unidades.
Entrega para Força Aérea brasileira
Apesar de dominar esse segmento do mercado de defesa, a maior parte dos C-130 Hércules está no fim de sua vida útil. A idade média das aeronaves em operação é de 34 anos e sua capacidade de carga é de aproximadamente 20 toneladas. Por isso, é um mercado promissor para a Embraer.
A empresa tem três parceiros industriais para o KC-390: Portugal, Argentina e República Tcheca. Esses países produzem peças para o avião e já haviam assinado cartas de intenção de compra do modelo, mas apenas Portugal avançou nas negociações de encomendas.
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A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) foi criada em 19 de agosto de 1969 já com o projeto de construir o Bandeirante, primeiro avião brasileiro, o EMB-110. O projeto foi desenvolvido antes mesmo da fundação da Embraer, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Foto: Divulgação/Embraer
O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2018. A entrada em serviço da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro cargueiro deve ser entregue à Força Aérea Brasileira em 4 de setembro. A encomenda é de 28 unidades.