Jornal Povo

Moro visita Arquivo Nacional e não responde a pergunta sobre protestos deste domingo

O ministro da Justiça, Sergio Moro, se recusou a responder uma pergunta do Estado de S. Paulo na manhã desta segunda-feira, enquanto fazia uma visita ao Arquivo Nacional, na Praça da República, Centro do Rio. Acompanhado de assessores e seguranças, Moro chegou ao local por volta das 9h20 para conhecer as instalações do arquivo e visitar uma exposição especialmente montada para ele.

A princípio sorridente, Moro mudou de expressão ao ser perguntado como avaliava as manifestações deste domingo contra o projeto de lei sobre abuso de autoridade. O projeto depende apenas da sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que ainda não declarou se irá vetar o texto, considerado pelos apoiadores da Lava Jato como uma porta aberta para a volta da corrupção.

Com a insistência da reportagem Moro afirmou: “Não haverá declaração para a imprensa”. Em seguida, saiu para uma reunião com a direção do Arquivo, órgão do Ministério da Justiça.
Durante a visita, Moro conheceu documentos que normalmente não são expostos por risco de deterioração, como a Constituição Brasileira de 1824 e a carta da Lei Áurea.
Durante as manifestações de ontem, o ministro se manifestou no Twitter, dizendo que os membro do governo estão “atentos ao projeto de lei de abuso de autoridade e cientes da necessidade de preservar a ação de juízes, promotores e policiais contra a corrupção e o crime organizado. Vamos examinar com cuidado. Sempre alerta”.