Jornal Povo

OAB entra com ação contra o Governo do RJ para impedir o sigilo do manual de operações com helicópteros

 

Governo do RJ anunciou a criação de um documento para orientar as equipes em operações a bordo das aeronaves da segurança. OAB entrou na Justiça no último dia 21, na Vara de Fazenda Pública da Capital.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em sua seção do Rio de Janeiro, entrou com uma Ação Civil Pública contra o Governo do RJ e o sigilo de 15 anos do Manual Operacional das Aeronaves da Secretaria de Estado da Polícia Civil.

A ação foi proposta no último dia 21, na Vara de Fazenda Pública da Capital.

No início de agosto, o Governo do Estado anunciou a criação do manual, que pretende orientar as equipes em operações a bordo das aeronaves da corporação. O ato, assinado pelo secretário Marcus Vinicius de Almeida Braga, atribuiu o “grau de secreto” ao conteúdo.

A OAB-RJ entende que tal decisão afronta os princípios da publicidade e da transparência dos atos da administração pública e fere a Lei de Acesso à Informação.

Segundo nota divulgada pela OAB, a sociedade tem o direito de saber “quais os critérios que regem o uso de helicópteros em ações de confronto, quais as circunstâncias em que atiradores são autorizados a agir, quais os cuidados e precauções tomados para proteger a população e diminuir riscos”.

De acordo com o Governo, o sigilo, válido por 15 anos, restringe o acesso ao documento, aos órgãos que participaram da elaboração do documento e ao secretário, ou a pessoas acima deles, como o governador Wilson Witzel.

 

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.