As vias de acesso ao Aeroporto do Galeão ficaram bem congestionadas, no início da manhã desta segunda-feira, primeiro dia da transferência de boa parte dos voos do Aeroporto Santos Dumont. Até 31 de setembro, o Tom Jobim receberá 6 mil voos a mais por causa da reforma da pista principal do Santos Dumont. Pouco antes das 8h (horário de pico na capital), o congestionamento em toda a cidade atingiu 57 km (mesma média das últimas três semanas).
Os principais pontos de retenção na região do Galeão começaram a partir das 5h30. Eles aconteceram principalmente na Avenida 20 de Janeiro, a partir do acesso da Estrada do Galeão; e na Linha Vermelha, do Complexo da Maré até o acesso à Ilha do Governador.
O Centro de Operações (COR) recomenda que quem precise ir até o Galeão até 21 de setembro, que procure sair mais cedo de casa por causa do aumento do tráfego na região. Também é aconselhada a verificação prévia dos horários de embarque e desembarque com as companhias aéreas.
TRANSPORTE PÚBLICO
Por causa do aumento do fluxo de pessoas no Galeão, a Secretaria Municipal de Transportes transferiu a operação do BRT Transcarioca no aeroporto do terminal 2 para o terminal 1. Por causa da mudança, o Galeão irá disponibilizar ônibus e veículos elétricos gratuitos para o deslocamento dos usuários até o terminal 1.
Durante as obras no Santos Dumont, o Galeão estima receber mais 767 mil passageiros, o que representa uma aumento de 73% em sua movimentação. Os picos de usuários estão previstos para acontecer das 6h às 9h e das 18h às 21h.
A concessionária RIOGaleão diz que haverá reforço nas equipes que atuam no raio-X, segurança, atendimentos de emergência médica, brigada de incêndio e limpeza do aeroporto.
Confira as principais mudanças no Galeão:
. Concentrar no piso 0 do edifício garagem, que fica em frente ao terminal 2, o desembarque de passageiros que chegam ao aeroporto de táxi
. Concentrar o embarque e desembarque de ônibus circulares, ônibus de turismo, frescões, airport shuttle e vans no terminal 1
. Transferir para o estacionamento administrativo (antigo E-4) o ponto de embarque para passageiros de aplicativos
. Concentrar o embarque de passageiros em táxis credenciados e comuns (todos os amarelinhos) no nível de desembarque do terminal 2
Como chegar ao Galeão usando o transporte público:
ZONA OESTE
Destino Recreio
. BRT Transcarioca (Estação Galeão –> Estação Alvorada) + BRT Transoeste
Destino Barra
. BRT Transcarioca (Estação Galeão –> Estação Alvorada)
. Linha 2018 (Aeroporto Internacional do RJ X Alvorada)
. Linha 2918 (Rio Galeão X Alvorada)
ZONA SUL
Destino Botafogo
. Linha 2016 (Praça General Osório X Rio Galeão (via Praia de Botafogo/Túnel Prefeito Marcello Alencar))
. Linha 2018 (Aeroporto Internacional do RJ X Alvorada)
Destino Gávea
. Linha 2012 (Gávea X Rio Galeão (via Praia de Botafogo/Túnel Prefeito Marcello Alencar))
CENTRO
. Linha 2018 (Aeroporto Internacional do RJ X Alvorada)
. Linha 2145 (Rio Galeão X Aeroporto Santos Dumont (via Avenida Presidente Vargas))
. Linha 2101 (Aeroporto Internacional X Aeroporto Santos Dumont (via Linha Vermelha))
Quem preferem ir com o próprio carro poderá usar as cerca de 5 mil vagas divididas pelo edifício garagem: estacionamento econômico do terminal 2 (E-5) e estacionamento econômico do terminal 1.
Além disso, o aeroporto conta, desde 2016, com a tabela regressiva de longa permanência, que apresenta descontos nas diárias para quem estacionar o veículo no aeroporto por três dias ou mais.
OBRAS
O trabalho no Santos Dumont é para a recuperação das camadas porosa de atrito e estrutural da pista principal e acontecerá durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. A reforma é para garantir a continuidade das operações nas mesmas condições de segurança atuais e conforme os requisitos regulatórios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), oferecendo melhora no contato entre os pneus das aeronaves com a pista molhada ou seca.
Durante esse período, a Gol e a Latam terão todos os seus voos transferidos para o Galeão. Já a Azul e a Passaredo vão manter parte de suas operações no Santos Dumont.