Jornal Povo

Primeiro dia último de voos do Santos Dumont para Galeão tem congestionamentos

As vias de acesso ao Aeroporto do Galeão ficaram bem congestionadas, no início da manhã desta segunda-feira, primeiro dia da transferência de boa parte dos voos do Aeroporto Santos Dumont. Até 31 de setembro, o Tom Jobim receberá 6 mil voos a mais por causa da reforma da pista principal do Santos Dumont. Pouco antes das 8h (horário de pico na capital), o congestionamento em toda a cidade atingiu 57 km (mesma média das últimas três semanas).
Os principais pontos de retenção na região do Galeão começaram a partir das 5h30. Eles aconteceram principalmente na Avenida 20 de Janeiro, a partir do acesso da Estrada do Galeão; e na Linha Vermelha, do Complexo da Maré até o acesso à Ilha do Governador. 
O Centro de Operações (COR) recomenda que quem precise ir até o Galeão até 21 de setembro, que procure sair mais cedo de casa por causa do aumento do tráfego na região. Também é aconselhada a verificação prévia dos horários de embarque e desembarque com as companhias aéreas.
TRANSPORTE PÚBLICO
Por causa do aumento do fluxo de pessoas no Galeão, a Secretaria Municipal de Transportes transferiu a operação do BRT Transcarioca no aeroporto do terminal 2 para o terminal 1. Por causa da mudança, o Galeão irá disponibilizar ônibus e veículos elétricos gratuitos para o deslocamento dos usuários até o terminal 1.
Durante as obras no Santos Dumont, o Galeão estima receber mais 767 mil passageiros, o que representa uma aumento de 73% em sua movimentação. Os picos de usuários estão previstos para acontecer das 6h às 9h e das 18h às 21h.
A concessionária RIOGaleão diz que haverá reforço nas equipes que atuam no raio-X, segurança, atendimentos de emergência médica, brigada de incêndio e limpeza do aeroporto.
Confira as principais mudanças no Galeão:
. Concentrar no piso 0 do edifício garagem, que fica em frente ao terminal 2, o desembarque de passageiros que chegam ao aeroporto de táxi
. Concentrar o embarque e desembarque de ônibus circulares, ônibus de turismo, frescões, airport shuttle e vans no terminal 1
. Transferir para o estacionamento administrativo (antigo E-4) o ponto de embarque para passageiros de aplicativos
. Concentrar o embarque de passageiros em táxis credenciados e comuns (todos os amarelinhos) no nível de desembarque do terminal 2
Como chegar ao Galeão usando o transporte público:
ZONA OESTE
Destino Recreio
. BRT Transcarioca (Estação Galeão –> Estação Alvorada) + BRT Transoeste
Destino Barra
. BRT Transcarioca (Estação Galeão –> Estação Alvorada)
. Linha 2018 (Aeroporto Internacional do RJ X Alvorada)
. Linha 2918 (Rio Galeão X Alvorada)
ZONA SUL
Destino Botafogo
. Linha 2016 (Praça General Osório X Rio Galeão (via Praia de Botafogo/Túnel Prefeito Marcello Alencar))
. Linha 2018 (Aeroporto Internacional do RJ X Alvorada)

Destino Gávea

. Linha 2012 (Gávea X Rio Galeão (via Praia de Botafogo/Túnel Prefeito Marcello Alencar))
CENTRO
. Linha 2018 (Aeroporto Internacional do RJ X Alvorada)
. Linha 2145 (Rio Galeão X Aeroporto Santos Dumont (via Avenida Presidente Vargas))
. Linha 2101 (Aeroporto Internacional X Aeroporto Santos Dumont (via Linha Vermelha))
Quem preferem ir com o próprio carro poderá usar as cerca de 5 mil vagas divididas pelo edifício garagem: estacionamento econômico do terminal 2 (E-5) e estacionamento econômico do terminal 1.
Além disso, o aeroporto conta, desde 2016, com a tabela regressiva de longa permanência, que apresenta descontos nas diárias para quem estacionar o veículo no aeroporto por três dias ou mais.
OBRAS
O trabalho no Santos Dumont é para a recuperação das camadas porosa de atrito e estrutural da pista principal e acontecerá durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. A reforma é para garantir a continuidade das operações nas mesmas condições de segurança atuais e conforme os requisitos regulatórios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), oferecendo melhora no contato entre os pneus das aeronaves com a pista molhada ou seca.
Durante esse período, a Gol e a Latam terão todos os seus voos transferidos para o Galeão. Já a Azul e a Passaredo vão manter parte de suas operações no Santos Dumont.