Jornal Povo

Óleo vaza de plataforma de petróleo na Bacia de Campos

A Petrobras informou, nesta segunda-feira, que houve um vazamento de aproximadamente 7,8 metros cúbico de óleo residual do navio plataforma FPSO Cidade do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, no Norte Fluminense. A embarcação apresentou trincas no casco, verificada após inspeção nos tanques externos da embarcação.

A plataforma FPSO é uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência utilizada pela indústria petrolífera para a exploração (produção), armazenamento petróleo e/ou gás natural e escoamento da produção.

O navio plataforma FPSO Cidade do Rio de Janeiro está fora de operação desde o ano passado e em processo de saída da locação do campo de Espadarte, a 130 km da costa. A retirada das 107 pessoas embarcadas foi iniciada no sábado e concluída nesta segunda.

A Petrobras informou que o recolhimento e a dispersão do óleo está sendo feito por sete embarcações, além de quatro de apoio e um helicóptero, para sobrevoo.

Já a Modec disse, que desde o início da ocorrência, foi constatado o aumento na extensão das trincas. Apesar disso, “o navio continua em posicionamento estável e em condições seguras, sob monitoramento permanente da Modec e da Petrobras”.