Jornal Povo

“TINGUA”: RESERVA OU PARQUE ? Ambientalistas moradores e Prefeitura discutem tema sob tensão.

Reunião vai ter mais capítulos 

A proposta de transformar a Reserva Biológica do Tingua em um Parque Nacional agitou a região no último domingo 25 onde
uma reuniao organizada pelo Deputado Federal Dr Luisinho, onde haverá outra dia 4 de setembro em Brasília, mobilizou dezenas de defensores da manutenção da Reserva Biológica e de grupos que defendem a criacao do Parque Nacional do Tinguá. Com faixas e cartazes “Diga Não”, deu inicio a audiência pública no Tingua. O Prefeito de Nova Iguaçu também participou do ato.
A Reserva Biológica Federal do Tinguá é uma reserva biológica brasileira. Com uma área de 26 mil hectares e abrange seis cidades, sendo a maior parte dentro do município de Nova Iguaçu. Em 1997, a reserva foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está incluída na reserva da biosfera da Mata Atlântica.
A região mais alta da reserva atinge os 1 600 metros de altitude, sendo possível avistá-la de toda a extensão do município. No seu interior, em local não aberto à visitação pública, encontram-se as ruínas da freguesia de Santana das Palmeiras, povoação que foi abandonada no final do século XIX. Estrada do Ouro, ligando Tinguá a Petrópolis caminho de Dom Pedro.
Mananciais denominados Serra Velha, Boa Esperança e Bacurubu, os quais até hoje contribuem para o abastecimento de água para boa parte da Baixada Fluminense e Rio de Janeiro.
A criação da Reserva Biológica do Tinguá se deu através do Decreto nº 97.780 de 23 de maio de 1989, que representa o ponto culminante da oficialização de um longo processo com o objetivo de proteger a área.

Momentos de tensão.

Fervor e muita discussão. Nas falas daqueles que não concordam com a proposta de mudança no formato da reserva biológica do Tingua, e em vários momentos os grupos manifestavam por obras e serviços públicos. “O Dr Luisinho deveria se preocupar em proteger o meio ambiente e não tentar desequilibrar nossa cidade.” Alfinetavam os moradores. Com as verbas de emendas no congresso pela reforma da previdência e como médico, deveria cuidar do quê é mais importante para todos nois” A Saúde “. Líderes de Tingua rasgava o verbo, e os mais exaltados. Em tempos de eleições eles vem de todos os cantos. Afirmam moradores de Tingua. Mais de trezentas pessoas presentes além das autoridades municipais. Ânimos exaltados e muito papo para convencer o que será o melhor para este tema tão complexo. Os desmatamentos queimadas construção irregulares etc…
MEIO AMBIENTE OU UM AMBIENTE INTEIRO???

O principal argumento para a criação do Parque é o potencial da região assinala o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu Fernando Cid.
“Para desenvolver o Turismo como atividade econômica, gerando empregos e renda, em vista das belezas naturais e da riqueza histórica.”
Em sentido contrário, os defensores da Reserva alegam que abrir o território seria uma ameaça a floresta e aos rios. Será um caos.
O Secretário Fernando Cid tem opinião:
“Considero plenamente possível conciliar visitação (controlada e restrita a alguns pontos ) com preservação.
Aproveitar o potencial da região para desenvolver o Turismo Sustentável é uma saída para enfrentar a crise, atraindo investimentos púbicos e privados para a região e estimulando toda a cadeia produtiva ligada ao Turismo, como a gastronomia, hotelaria, agricultura, entre outras. Finalizou Fernando Cid.

PS: Está matéria tem base nas informações da reunião e as declarações do Secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu Fernando Cid.

P/ Arinos Jornalista

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.