Jornal Povo

“TINGUA”: RESERVA OU PARQUE ? Ambientalistas moradores e Prefeitura discutem tema sob tensão.

Reunião vai ter mais capítulos 

A proposta de transformar a Reserva Biológica do Tingua em um Parque Nacional agitou a região no último domingo 25 onde
uma reuniao organizada pelo Deputado Federal Dr Luisinho, onde haverá outra dia 4 de setembro em Brasília, mobilizou dezenas de defensores da manutenção da Reserva Biológica e de grupos que defendem a criacao do Parque Nacional do Tinguá. Com faixas e cartazes “Diga Não”, deu inicio a audiência pública no Tingua. O Prefeito de Nova Iguaçu também participou do ato.
A Reserva Biológica Federal do Tinguá é uma reserva biológica brasileira. Com uma área de 26 mil hectares e abrange seis cidades, sendo a maior parte dentro do município de Nova Iguaçu. Em 1997, a reserva foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está incluída na reserva da biosfera da Mata Atlântica.
A região mais alta da reserva atinge os 1 600 metros de altitude, sendo possível avistá-la de toda a extensão do município. No seu interior, em local não aberto à visitação pública, encontram-se as ruínas da freguesia de Santana das Palmeiras, povoação que foi abandonada no final do século XIX. Estrada do Ouro, ligando Tinguá a Petrópolis caminho de Dom Pedro.
Mananciais denominados Serra Velha, Boa Esperança e Bacurubu, os quais até hoje contribuem para o abastecimento de água para boa parte da Baixada Fluminense e Rio de Janeiro.
A criação da Reserva Biológica do Tinguá se deu através do Decreto nº 97.780 de 23 de maio de 1989, que representa o ponto culminante da oficialização de um longo processo com o objetivo de proteger a área.

Momentos de tensão.

Fervor e muita discussão. Nas falas daqueles que não concordam com a proposta de mudança no formato da reserva biológica do Tingua, e em vários momentos os grupos manifestavam por obras e serviços públicos. “O Dr Luisinho deveria se preocupar em proteger o meio ambiente e não tentar desequilibrar nossa cidade.” Alfinetavam os moradores. Com as verbas de emendas no congresso pela reforma da previdência e como médico, deveria cuidar do quê é mais importante para todos nois” A Saúde “. Líderes de Tingua rasgava o verbo, e os mais exaltados. Em tempos de eleições eles vem de todos os cantos. Afirmam moradores de Tingua. Mais de trezentas pessoas presentes além das autoridades municipais. Ânimos exaltados e muito papo para convencer o que será o melhor para este tema tão complexo. Os desmatamentos queimadas construção irregulares etc…
MEIO AMBIENTE OU UM AMBIENTE INTEIRO???

O principal argumento para a criação do Parque é o potencial da região assinala o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu Fernando Cid.
“Para desenvolver o Turismo como atividade econômica, gerando empregos e renda, em vista das belezas naturais e da riqueza histórica.”
Em sentido contrário, os defensores da Reserva alegam que abrir o território seria uma ameaça a floresta e aos rios. Será um caos.
O Secretário Fernando Cid tem opinião:
“Considero plenamente possível conciliar visitação (controlada e restrita a alguns pontos ) com preservação.
Aproveitar o potencial da região para desenvolver o Turismo Sustentável é uma saída para enfrentar a crise, atraindo investimentos púbicos e privados para a região e estimulando toda a cadeia produtiva ligada ao Turismo, como a gastronomia, hotelaria, agricultura, entre outras. Finalizou Fernando Cid.

PS: Está matéria tem base nas informações da reunião e as declarações do Secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu Fernando Cid.

P/ Arinos Jornalista