Jornal Povo

Criação da Guarda Municipal é aprovada em Nova Iguaçu com emenda para que seja armada

Foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores, na última terça-feira, o projeto de lei que cria a Guarda Municipal em Nova Iguaçu. O projeto foi de autoria do prefeito Rogerio Lisboa (PR), com uma emenda dos vereadores autorizando que o Executivo possa armar a guarda. A votação foi em regime de urgência, atendendo a um pedido do prefeito, e o texto seguiu, nesta quarta-feira, para ser sancionado.

Lisboa disse que ainda vai analisar as alterações feitas pela Câmara no projeto:

— A Guarda Municipal é uma necessidade real para a cidade e um desejo antigo da população. Irá, junto com os agentes do Segurança Presente que trouxemos recentemente para Nova Iguaçu em parceria com o Governo do Estado, trazer mais segurança para a população.

O concurso público deve ser realizado até o fim do ano, segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu. Serão 400 vagas para Guarda Municipal Classe III , com salário previsto de R$ 1651.95.

Os aprovados passarão por curso de formação e, durante esse período, vão receber 50% do salário como título de bolsa de formação. A jornada de trabalho será em escala de 12h por 36h, 24h por 72h e 40 horas semanais, esta última com expediente de oito horas diárias.

Dia 19, a Guarda Ambiental de Nova Iguaçu passou a contar com 30 novos agentes. Eles passaram por duas semanas de treinamento em combate a queimadas e primeiros socorros.