Quatro dentistas estarão à disposição da população nesta terça-feira, a partir das 10h, no Largo da Carioca. A ação é promovida pela comissão pelo cumprimento das leis da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), conhecida como Cumpra-se. O objetivo é divulgar a Lei da Saúde Bucal (Lei 8206/2018), que estabelece programas e políticas de saúde bucal desenvolvidas na rede estadual de Saúde.
Os profissionais vão avaliar o estado dos dentes do público e orientar sobre o tratamento dentário adequado, além de distribuir escovas e pastas de dente. No local, serão distribuídas centenas de panfletos com o texto da lei, normas de prevenção e endereços de postos de Saúde com atendimento dentário gratuito. Os dentistas deverão atender cerca de 150 pessoas.
— No Brasil, há muito pouco atendimento odontológico para pobres. Geralmente para arrancar o dente. Somos uma nação banguela. As medidas previstas na lei beneficiarão percentual enorme de população, sobretudo pessoas de baixa renda, garantindo acesso a serviços fundamentais de saúde bucal. Hoje, o máximo que o serviço público oferece é a extração. Temos que investir em prevenção — diz o presidente da Comissão do Cumpra-se! e autor da lei, deputado Carlos Minc (PSB).
As ações previstas incluem campanhas por hábitos alimentares saudáveis e cuidados de higiene oral, como escovação e uso de fio dental, assim como a inclusão, na grade escolar do ensino fundamental, de noções de higiene oral e de cuidados odontológicos. Será também estimulada a implantação de centros de especialidades odontológicas e laboratórios regionais de próteses dentárias.