Jornal Povo

Crivella volta a defender carnaval sem verba pública durante posse do novo Secretário de Cultura do Rio Adolpho Konder

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse que as Escolas de Samba não precisam de verba pública e que dá para fazer o carnaval com dinheiro da publicidade. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (2) durante a cerimônia de posse do novo Secretário da Cultura, Adolpho Konder, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Crivella defende que o carnaval seja viabilizado através dos recursos dados por empresas que o patrocinam. De acordo com o prefeito, o dinheiro público que é injetado na festa deve ser usado em serviços que apresentam déficits na cidade do Rio, como o da saúde.

“Os enredos precisam ser patrocinados pelos seus investidores.  O Carnaval pode se sustentar por si só”, disse o prefeito.

Na semana passada, Crivella já havia dito que as Escolas de Samba do Grupo Especial não receberiam subsídios para o carnaval de 2020.  As escolas do Grupo de Acesso até o momento não entraram na lista de cortes de recurso.

Adolpho Konder assume a Secretaria de Cultura da Cidade

Crivella empossou Adolpho Konder ao cargo de Secretário de Cultura do Rio. Konder, que estava na presidência da MultiRio desde maio, entra na pasta que estava sem gestor desde que Mariana Ribas pediu exoneração do cargo no início de agosto.

 “Me sinto honrado por este desafio. Estar à frente da Secretaria de Cultura de uma cidade como o Rio de Janeiro é motivo de muita alegria, mas também de imensa responsabilidade.

Konder enfatizou a importância do fortalecimento de laços com o Governo do Estado, com municípios e com a iniciativa privada. Além disso, também anunciou novas medidas como a criação de uma frente de captação de recursos aos produtores de conteúdo.

Concessão do Museu do Amanhã

O Secretário de Cultura também falou sobre a concessão Museu do Amanhã, que vence seu contrato com o instituto que faz sua gestão em novembro. Konder disse que o edital de licitação dessa concessão será publicado dentro de 15 dias. Ele ainda garantiu que não há possibilidade de paralisação no funcionamento do museu enquanto essa concessão não acontece.

“Quero ressaltar que não há nenhum tipo de ameaça do fechamento dos equipamentos do Museu do Amanhã. Abriremos imediatamente o processo de concessão elaborado pela subsecretaria de Patrimônio do Município do Rio de Janeiro” disse.

Permanência da ANCINE no Rio de Janeiro

Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha feito duras críticas a Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e sinalizar a mudança do órgão para Brasília, o Adolpho Konder defende a importância da permanência do órgão no Rio de Janeiro, pois entende que é importante economia criativa da cidade.

“A ANCINE tem um papel fundamental de fomentar grandes editais de audiovisual, não só para o Rio e Janeiro, mas para o Brasil todo. O presidente levar o escritório para Brasília, provavelmente não seria fácil para os 300 funcionários que lá trabalham. Pode ser que lá tenha um escritório representativo”, disse

Da MultiRio à Secretaria da Cultura

Adolpho Konder esteve na presidência da MultiRio desde maio. A convite do prefeito Crivella, ele assume a Secretaria de Cultura do Rio que estava com o posto vago desde o início de agosto, quando a então secretária, Mariana Ribas, pediu exoneração do cargo.

Presidente do jornal POVO prestigia a posse

O Presidente do Jornal POVO, jornalista Rogério Sant´Ana, compareceu a posse do novo Secretario de Cultura da cidade do Rio de Janeiro Adolpho Konder, a quem ele considera um gestor eficiente e comprometido.

“Conheci Adolpho Konder, quando ele foi Secretario em São Gonçalo e pude ver de perto seu trabalho para melhorar as condições de vida da população através de uma gestão competente que buscava garantir a entrega de um serviço publico de qualidade”, disse.

Rogerio Sant’Ana relata também que visitou recentemente o novo secretario na MultiRio e pode constatar um grande trabalho sendo realizado para ofertar qualidade de ensino e formação aos alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

“Conheço o Konder e sei de sua capacidade. O prefeito Marcelo Crivella escolheu muito bem e a cidade do Rio vai ganhar muito” disse Rogerio.