Jornal Povo

Metrô e BRT encurtam as distâncias

Até o dia 30 de julho de 2016, a Barra parecia muito mais distante do que realmente era. Nesse dia, era inaugurada a Linha 4 do Metrô, uma semana antes do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Transportando cerca de 180 mil pessoas por dia, o ramal reúne cinco estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz), ligando Ipanema à Barra em pouco mais de 15 minutos (16 quilômetros). Partindo do Centro, o passageiro gasta pouco mais de meia hora para realizar um percurso de cerca de 30 quilômetros.

Desta forma, a Barra parece finalmente ter se integrado à cidade. Cariocas de todas as partes têm visitado com mais frequência o bairro e suas adjacências devido à melhoria do sistema de transporte, e muitos vêm considerando a possibilidade de fixar residência por lá, já que a região concentra 18% dos condomínios da cidade — a maioria deles com excelente infraestrutura de lazer e segurança. Transporte eficiente e um bom lugar para viver são a receita da felicidade. 

Apesar da revolução, a estação Gávea ainda não foi entregue. Segundo a concessionária Rio Barra, responsável pela implantação da Linha 4, o túnel entre São Conrado e Gávea está pronto, mas falta perfurar 1,2 quilômetro (do Leblon à Gávea) e concluir 58% das obras da estação. 

Corredor expresso

Além do Metrô, que fez uma grande revolução na região, a Zona Oeste também ganhou em 2012 um reforço estratégico em prol da mobilidade: o BRT TransOeste, sistema de ônibus articulados que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande. São 74 estações em uma linha que passa por bairros como Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes, em um percurso de 56 quilômetros.

Ao mesmo tempo, para ligar a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, foi aberta, antes da Copa do Mundo de 2014, a Transcarioca, com 39 km de extensão e 45 estações. A via surgiu como mais uma opção de transporte para os moradores da Barra, Curicica, Cidade de Deus, Taquara, Tanque e Praça Seca. Também inaugurada às vésperas dos Jogos Olímpicos, em julho de 2016, a TransOlímpica, com 23 km, é outro corredor que atravessa diversos bairros da Zona Oeste, e liga a Barra e o Recreio a Magalhães Bastos e Deodoro.

O BRT é um transporte articulado que trafega em corredor exclusivo e, por isso, é uma alternativa mais rápida de viagem. Este modelo existe em mais de 140 países e, no Rio, é administrado por um consórcio de empresas privadas de transporte.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.