Jornal Povo

Executivo e ativista negro é homenageado com Medalha Tiradentes na Alerj

Por: Hyago Santos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi palco de uma homenagem considerada um marco para a comunidade negra e lutadores de causas sociais. Isso porque aconteceu essa semana uma Sessão Solene de entrega da Medalha Tiradentes a Raimundo Claudio Oliveira Santa Rosa, executivo da Light e militante pelo direito dos negros. A honraria foi concedida pela Deputada Estadual tia Ju, e reuniu personalidades de destaque no ativismo em que Raimundo atua.

Raimundo é baiano e o primeiro negro a exercer um cargo executivo na Light, empresa que trabalha desde a década de 80. Ele formado em pedagogia e especialista em história da África. Sua militância pela cultura negra no Rio de Janeiro já dura 50 anos com a criação de dois blocos dedicados a cultura e religião de matriz africana. Na política, atuou nos anos 90 como secretário de esportes lazer, turismo, e cultura em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. E como se já não bastassem tantas qualificações, Raimundo ainda é compositor e fotógrafo.

A deputada Tia Ju, autora da iniciativa  foi homenageada com Raimundo Santa Rosa no ano passado, na Colômbia, pela luta a jovens negros. Além disso, a homenagem é classificada como uma quebra de paradigmas, já que a deputada é evangélica e Raimundo é praticante da religião de matriz africana.

“Quando tive a iniciativa de conceder essa medalha, a imprensa queria me criticar pelo fato de homenagear um homem da maçonaria e da religião  de matriz africana. Não nos importamos a religião de uma pessoa  para definir o caráter dela, o que importa mesmo é o que ela está fazendo pela sociedade”, afirmou a deputada Tia Ju.

Raimundo Santa rosa reiterou a fala da parlamentar sobre a diferença de religiões.

“Tenho uma vertente espiritual da Tia Ju, e pelo respeito que ela tem de entender que todos nós temos um só Deus, me abraça nessa homenagem. Várias pessoas a criticaram por isso, mas a força dela diz: Não estou dando essa medalha por política, e sim para valorizar o trabalho que pessoas como ele faz. Ela quebra paradigmas e, ao invés de criar muros, cria novas pontes”, o homenageado.

Ainda durante seu discurso, muito emocionado, ele agradeceu pela homenagem e pelas pessoas que o ajudaram a chegar até onde está atualmente.

“Foi uma deputada evangélica quem me deu essa medalha. Aliás, ela deu a todos os negros, pobres, nordestinos, camelôs. Quero com orgulho colocar essa medalha no peito e que todo mundo saiba como essa medalha chegou ao peito de um negão”, completou Raimundo.

Exposição ‘Ojú Olhos’

No mesmo dia da homenagem também foi inaugurada a exposição de fotografia de Raimundo Santa Rosa chama ‘Ojú Olhos’. O trabalho retrata, pelo olhar de crianças negras, suas emoções registradas por ele. A mostra será exibida no salão nobre da Alerj até o dia 8 se setembro.