Jornal Povo

De olho na população pobre, governo do Rio avalia sistema pré-pago para o gás

O governo do Rio estuda um novo modelo de pagamento pelo consumo do gás natural, o sistema pré-pago, com foco nas populações mais pobres. Com isso, espera reduzir o preço ao usuário final. A ideia é que a população do Estado adeque o consumo à sua capacidade de pagamento.

O novo modelo deve ser apresentado por uma comissão técnica ao conselho diretor da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) em 60 dias. Esse prazo, no entanto, ainda pode ser prorrogado.

Nos próximos dois meses, os técnicos da Agenersa vão se debruçar sobre a viabilidade técnica e também econômica da instalação de medidores de consumo, com foco no pré-pago, em residências e prédios comerciais atendidos pelas concessionárias CEG e CEG Rio, empresas do grupo Naturgy.

“O modelo de recarga fracionada já é uma realidade em outros países, como no México, cuja operação do sistema é realizada pelo mesmo grupo responsável pela Ceg e Ceg Rio. Esta categoria beneficia os usuários de baixa renda, que necessitam do acesso a gás residencial canalizado a custos e condições adequadas a sua realidade”, afirma o conselheiro presidente da Agenersa, Luigi Eduardo Trosi.

Em nota, a agência reguladora diz ainda que a criação da categoria pré-paga na estrutura tarifária do serviço de gás canalizado é coerente com os “avanços na política de desenvolvimento do mercado de gás, com regulamentação adequada e a consequente redução do preço final do insumo aos usuários”.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.