Jornal Povo

Escola técnica na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio, está pronta há 5 anos e nunca recebeu alunos

Faetec da região custou mais de R$ 3,2 milhões e é estruturada com equipamentos para capacitação de mil alunos por ano.

Moradores da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, denunciam o abandono de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) há mais de 5 anos.

A Escola Técnica custou em torno de R$ 3,2 milhões e tem capacidade para atender mil alunos por ano, mas foi inaugurada a portas fechadas em 2014 e nunca funcionou.

Mesmo sem receber alunos, o CVT Vila Kennedy tem uma página em rede social. A última publicação, de fevereiro deste ano, fala sobre reabertura de Faetecs com a expectativa de inauguração de 6 unidades.

O texto diz que a unidade da Vila Kennedy será bem estruturada e que o governador Wilson Witzel pretende oferecer novos cursos para os jovens da região.

Três meses depois, no entanto, o secretário municipal de Educação declarou que assumiria o prédio do CVT – normalmente administrado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia – e a agregaria a unidade à rede de escolas estaduais de Ensino Médio com cursos profissionalizantes.

Com a decisão, o prédio só deve funcionar a partir de 2020.

A Secretaria Estadual de Educação diz que o prédio foi construído em um terreno da prefeitura e que o Estado precisa da autorização do município para fazer as obras de adequação, já que o local não tem um refeitório.

Além disso, afirma que espera, há três meses, por uma resposta da Prefeitura do Rio.

Já a prefeitura afirma que o processo está em andamento, mas não definiu uma data para conclusão.