Jornal Povo

Com portfólio mutável e premiado, cervejaria Dogma lança rede de franquias com cervejas fixas e sazonais

Uma pesquisa da Kantar Worldpanel apontou que o consumo de cerveja apresentou crescimento no último ano no Brasil. Em 2016, a bebida era consumida em 62,3% dos lares, percentual que subiu para 62,7% em 2017 e para 63,4% em 2018.

O estudo ainda revelou que é longe de casa que ocorre a maior parte do consumo: 64% do volume total de cerveja é consumido fora do lar e que o que mais pesa na escolha do produto é a busca por sabor (62%).

Já em um levantamento feito pela Mintel, divulgado em novembro de 2018, apontou que consumidor de cerveja prefere qualidade a quantidade, sendo que 57% dos brasileiros afirmaram preferir beber pequenas quantidades de cerveja mais cara a grandes quantidades de cerveja de menor custo.

Dados como estes impulsionam o setor cervejeiro, um dos mais tradicionais do Brasil. A expansão da cerveja artesanal é prova disso. O país fechou o ano de 2018 com 889 cervejarias em operação. Nessa soma estão apenas as que têm fabricação própria, portanto se somadas às ciganas (que usam instalações de terceiros) a quantidade é bem maior. Estes números fazem parte do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As oportunidades dentro do mercado cervejeiro são inúmeras. De olho neste potencial e confiante no projeto desenvolvido, a Dogma, uma das mais expressivas cervejarias do país, apresenta seu modelo de franquia, a fim de alavancar o consumo de cervejas altamente lupuladas e disseminar sua marca por todo o Brasil.

Os clientes que frequentarem o tasting room da franquia da Cervejaria Dogma sempre encontrarão qualidade, atendimento simpático e cervejas cheias de personalidade. Com o objetivo de proporcionar constantemente o novo, este modelo de negócio promete surpreender com um portfólio que se divide entre o fixo e o mutável.  

A marca

Dogma veio para ficar e expandir seu sucesso. Quando a empresa ingressou no mercado, logo no primeiro ano foi eleita a melhor cervejaria do país pelo portal Ratebeer, mundialmente conhecido como uma das principais plataformas sobre o assunto. A partir dali, recebeu mais dois títulos, sendo por três anos (2015, 2017 e 2018) a melhor cervejaria.

A empresa surgiu em 2015 e foi fundada por três amigos, que já tinham suas próprias marcas de cerveja, mas decidiram se juntar e criar uma só: Leonardo Satt (Prima Satt), Luciano Silva (Noturna) e Bruno Moreno (Serra de Três Pontas). A Dogma é resultado de um intercâmbio de conhecimentos desses três cervejeiros consagrados do mercado brasileiro.

Hoje, a marca possui mais de 150 rótulos que vão desde cervejas envelhecidas em barris de vinho até ingredientes como cacau, manga, café, baunilha e tangerina. As embalagens com ilustrações que beiram o lúdico, assim como seus nomes, conquistaram rapidamente a atenção do mercado, tanto que em 2017 eles decidiram abrir o seu próprio bar na região da Santa Cecília. “Em um ano com o tasting room conseguimos faturar mais de R$1 milhão. Nossa capacidade instalada é de 3.500 litros e o faturamento é de R$180 mil por mês”, conta Leonardo Satt.

A paixão dos brasileiros por cervejas lupuladas ou com receitas especiais tem crescido cada vez mais, o que deu força à ideia de expansão dos empresários. Além disso, a bem sucedida experiência fez com que a Dogma desse um grande passo em 2019 e transformasse o tasting room em uma rede de franquias.

“Muitas pessoas de várias regiões do país questionavam se tínhamos bares próprios em outros endereços, por isso sentimos que era o momento de nos lançarmos no franchising”, ressalta Bruno Moreno. No total, a marca investiu R$1,5 milhão para dar o pontapé inicial.

Além de uma geladeira repleta dos rótulos da marca, a proposta é replicar o projeto de um bar amplo e intimista, no qual o balcão é um destaque a parte, sendo o ambiente ideal para curtir as cervejas. A franquia nasce para apresentar um estilo de beber despretensioso, sem muitas formalidades, ideal para ir sozinho, a dois ou com a turma toda. É um modelo de negócio totalmente diferenciado, onde o simples e o descomplicado se sobressaem.

As torneiras engatadas terão menu mutável, já que faz parte da essência da marca criar novas receitas a todo momento. Serão comercializadas em copos de 180ml, 350ml e 510ml e os valores irão variar de acordo com o estilo do chope escolhido. A água mineral não terá custo.

A marca espera inaugurar duas franquias em seu primeiro ano e mais seis até o final de 2020.

“O franqueado terá condições comerciais de compra com um valor abaixo do mercado e auxílio nas ações de marketing”, explica Luciano Silva.

Juntamente com os acessórios, muito procurados pelos conhecedores e entusiastas da Dogma, a franquia também irá introduzir em seu menu comidas elaboradas e desenvolvidas exclusivamente pela marca. Também é possível realizar parcerias com food trucks, desde que fique clara a separação dos negócios.

A franquia, que vem para surpreender e gerar experiências etílicas e comportamentais únicas, contou com a Cherto, consultoria em franquias, formatação e expansão de negócios, que planejou e estruturou o modelo de negócio.

“Foi um prazer e uma honra para a equipe da Cherto trabalhar com a Dogma nesse projeto de desenvolvimento de rede de franquias e que envolve um segmento que vem crescendo cada vez mais: o de cervejas artesanais de alta qualidade”, declara Fernando Campora, Sócio-Conselheiro da Cherto.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.