Jornal Povo

Ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor atenderá em Nova Iguaçu de hoje até o dia vinte; Sua oportunidade de Reclamar

Se você está com problemas como cobrança indevida, juros abusivos, produtos com defeito, empresas de prestação de serviços: Telefonia Celular, Fixa, Cartão de Crédito, Bancos, Cedae, Light ,números de telefones indesejáveis te perturbando, aproveite: De hoje até esta sexta-feira dia (20) o Ônibus do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio vai atender em Nova Iguaçu. O projeto, que oferece gratuitamente orientações para os consumidores, vai atender das 9h às 17h na Praça Ruy Barbosa, no Centro. É importante que os interessados levem todos os documentos relacionados ao problema.

Queixa nos Procons

O Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) integra os Procons dos 26 estados do país, do Distrito Federal e de 560 municípios. No total, foram mais de 2,2 milhões de atendimentos só em 2018, entre reclamações, denúncias e consultas. O assunto mais demandado foi telefonia celular, seguido de telefonia fixa e cartão de crédito e energia elétrica.

No rio de janeiro a  Light que é a recordista em ações e reclamações, sendo que a maioria delas são as aplicações dos TOI, transformadores explodindo, fiação em curto, constantes quedas de energia sem explicação. As taxas já vem na conta e não tem para onde correr, um total abuso e descaso, a consumidora Marlene Freitas, (53), moradora do bairro Adrianópolis próximo as torres de transmissão, já o motorista de coletivo José Mauro (47), morador do bairro Jardim Iguaçu, recebeu um (TOI) sem mesmo ter alteração na sua rede,e ninguém viu o agente da Light, no mês seguinte, a surpresa, o valor do (TOI), já estava na sua conta e parcelado. Presidindo a CPI da Light, o Dep. Est. Max Lemos, pretende nas constantes audiências públicas dar um final a esta agonia que perturba os cariocas e fluminenses. De acordo com o MJ, do total de reclamações no ano passado, 897,1 mil foram relacionadas a problemas com cobranças, o que representa 40,8%. Em seguida, foram as reclamações relacionadas a problemas com contratos entre consumidores em empresas (366 mil) e problemas com vícios ou má qualidade de produtos ou serviços (272,9 mil).

A Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj, (Codecon) é presidida pelo Dep. Est. Fabio Silva. Os consumidores poderão tirar dúvidas com relação aos seus direitos e formalizar reclamações que serão enviadas para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro. Os consumidores podem ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população das 10h às 17h ou fazer reclamações utilizando o atendimento telefônico.(0800 282 7060).

P/ Arinos Jornalista